Como funciona a sustentabilidade dos portos e estaleiros no Brasil? Especialistas respondem e se atentam cada vez mais para essas questões
Os portos e estaleiros brasileiros dispõem de tecnologia para o manejo da sustentabilidade de suas atividades. O que falta segundo especialistas é a padronização das estratégias para atuar na prevenção e contingência dos impactos ambientais inerentes às operações portuárias.
Leia também
Portos e estaleiros e a sua importância para a economia
Os portos e estaleiros brasileiros possuem uma grande importância para o desenvolvimento econômico de diversos países, como é o caso dos portos brasileiros, os quais são responsáveis por mais da metade das importações e exportações. Diante disso, existe uma questão muito importante para ser lembrada, repensada e executada pelas autoridades portuárias, a sustentabilidade dos terminais portuários.
Essa preocupação é decorrente das diversas alterações feitas pelos portos e estaleiros em suas localidades, como emissões de gases poluentes, emissão de resíduos sólidos, alterações nos ecossistemas próximos, e entre outros impactos.
- A maior descoberta de jazida de ouro do mundo, é no Brasil: foram extraídos mais de 35 toneladas de ouro e produziu quase a metade de todo este mineral no planeta
- Cientistas revelam o mineral mais forte do planeta: 58 % mais duro que o diamante, promete revolucionar no mundo as brocas de perfuração de poços de petróleo
- ArcelorMittal investe R$ 2 bilhões e transforma estado em POLO DO AÇO avançado com nova fábrica e 350 novos empregos
- Elon Musk aposta bilhões no ‘ouro branco’ brasileiro! Mega Projeto promete revolucionar o mercado e transformar o Brasil na maior potência econômica da América com novo petróleo do século XXI!
Portanto, há necessidade de uma gestão ambiental bem estruturada, visando cada vez mais evitar impactos ambientais negativos em zonas portuárias, trazendo benefícios tanto para os terminais portuários e estaleiros, quanto para a sociedade. Este trabalho, então, executa um estudo bibliográfico sobre o conceito de sustentabilidade a fim de entender e alinhar ao setor portuário aplicando aos terminais públicos.
Porto de Santos é exemplo de sustentabilidade
A Sustentabilidade Ambiental no Porto de Santos tornou-se parte indissociável do seu negócio. Em 1999 foi estruturada a área de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, voltada para o gerenciamento ambiental das atividades desenvolvidas no Porto Organizado, respondendo pelo planejamento e organização do uso dos espaços situados no Porto Organizado.
A SPA centraliza as informações ambientais provenientes das ações executadas por cada arrendatário situado no Porto ou ainda pelos diferentes operadores e navios que nele atracam.
Compete à SPA, enquanto administradora do Porto de Santos, acompanhar o atendimento à legislação ambiental por cada ator que se utiliza do complexo portuário santista para exercer suas atividades.