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Stihl, fabricante de ferramentas alemã, expande sua produção no Brasil e prevê um lucro de R$ 3,5 bilhões ainda este ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/08/2022 às 07:37
Brasil, produção, Stihl
Foto: reprodução www.stihl.com.br

A Stihl, que fabrica produtos para diversos setores, prevê uma alta da sua receita com o aumento da sua produção no Brasil

A fabricante de ferramentas alemã Stihl está crescendo de forma exponencial no Brasil, influenciada pelo setor do agronegócio e por outros segmentos como a jardinagem, que na pandemia teve um grande destaque com as famílias se voltando mais para os cuidados com a casa. Para este ano ainda, a fabricante de ferramentas, que possui uma unidade de produção em São Leopoldo (RS), está prevendo um faturamento de R$ 3,5 bilhões com a sua produção, uma alta de 20% em comparação com o ano de 2021, segundo o site Broadcast.

“No início da pandemia, ficamos em pânico, pois não sabíamos o que estava por vir, porém a busca por produtos aumentou muito desde então. Com muitas empresas adotando o modelo de trabalho home office, o brasileiro focou mais na sua casa, muitos saíram dos grandes centros e estão mais próximos do verde”, declara o presidente da empresa, Cláudio Guenther.

A empresa atua nos segmentos florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional e doméstica, fabricando equipamentos elétricos e a combustão, como motosserras e roçadeiras, por exemplo. No primeiro semestre de 2022, a Stihl faturou R$ 1,8 bilhão, uma alta de 18% sobre o mesmo período do ano passado. Desde o ano de 2019, a fabricante de ferramentas junta investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão no Brasil.

O presidente Guenther comenta ainda que parte do crescimento da empresa também acontece devido ao aumento de sua produção no Brasil. Atualmente, a empresa possui  aproximadamente 4.600 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Durante a pandemia, a companhia inaugurou um centro de distribuição em Jundiaí (SP) e em breve irá inaugurar outro em Benevides (PA).

A Stihl exporta a maioria da sua produção do sul do Brasil, que é altamente verticalizada. Guenther diz ainda que duas linhas de produtos que serão lançados no ano que vem vão ter cerca de 70% de conteúdo local, o que, de acordo com ele, tem ajudado a empresa especialmente depois dos recentes problemas na cadeia logística global e da guerra na Ucrânia.

Exportações da Stihl favorecem a questão cambial da empresa

A alta demanda de exportações da empresa também favorece a questão cambial, afirma o presidente. No Brasil, a Stihl possui uma produção de 90% dos cilindros usados nas fábricas da marca no mundo.

“O cilindro é essencial para a operação da máquina e também para novas tecnologias neste âmbito. Eles também auxiliam na redução das emissões. Quando exportamos cilindros, estamos exportando tecnologia, know-how, são mais profissionais envolvidos na operação”, comenta o presidente. Os cilindros fabricados pela Stihl são cerca de 25% do portfólio da empresa no Brasil.

Com o aumento da sua produção, a Stihl concretizou 1.500 contratações desde o início da pandemia, somatizando 3,7 mil funcionários só no Brasil.

“Temos uma política de elevar a nossa presença no mercado brasileiro, com qualificação no ponto de venda, gestão de venda técnica e cursos de mecânica”, relata o executivo.

O Executivo diz ainda que a Stihl está procurando trazer novas linhas de produção para o Brasil. “Necessitamos da aprovação, ainda este ano, para iniciar a produção de lavadoras de alta pressão no País”, explica.

A diversificação é um elemento essencial na empresa diante de um cenário onde os produtos elétricos a bateria podem ganhar cada vez mais espaço no mercado mundial. Atualmente, a Stihl produz somente produtos elétricos com fio e a combustão no Brasil. Com isso, Guenther declara que a produção de cilindros pode ter uma queda no futuro.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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