A Stellantis assinou um novo acordo para reforçar o uso de ‘lítio limpo’ para a produção de baterias de carros elétricos. A expectativa é que a empresa conte com mais de 25 mil toneladas métricas de lítio anuais.
A Stellantis fechou um acordo para expandir a aquisição de lítio de baixa emissão da Controlled Thermal Resources (CTR). O material é bastante comum na produção de baterias para carros elétricos e estará presente em mais de 25 lançamentos inéditos da montadora nos Estados Unidos.
Stellantis utilizará ‘lítio limpo’ para apoiar seus lançamentos de carros elétricos
A montadora contará com mais de 25 mil toneladas métricas de lítio limpo por ano por uma década para seus carros elétricos. Segundo a própria Stellantis, o projeto da CTR tem como objetivo recuperar o lítio de salmouras geotérmicas, por meio da energia sustentável e vapor para a geração de produtos de lítio de grau de bateria em processo integrado de círculo fechado, o que exclui a necessidade de lagoas de salmoura de vaporação, combustíveis fósseis em processamento e minas a céu aberto. A capacidade de produção da CTR é de 300 mil toneladas métricas por ano.
O lítio limpo apoiará os lançamentos inéditos de carros elétricos da Stellantis nos Estados Unidos e metade das vendas de veículos movidos a bateria planejadas até o início da próxima década. A montadora também investiu para expandir a capacidade da bateria de 140 GWh para aproximadamente de 400 GWh, tecnologia criada em indústrias de baterias na América do Norte e Europa, ao lado de parceiros.
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
Segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, na luta contra o efeito estufa, consolidar a cadeia de fornecimento de carros elétricos a bateria para apoiar as ousadas ambições de eletrificação é totalmente crítico. O executivo também afirma que garantir que a Stellantis possua um suprimento de lítio robusto, de baixo carbono e competitivo de vários parceiros em torno do mundo, torna possível que a empresa cumpra com seus planos agressivos de produção de carros elétricos de forma responsável.
Fabricante estima venda de 5 milhões de carros elétricos por ano
De acordo com o CEO da CTR, Rod Colwell, este acordo definitivo com a Stellantis desenvolve uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos. Garantir o lítio limpo gerado a partir de energia renovável contribui com a descarbonização ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias que disponibiliza carros elétricos, que são mais limpos e com menos impacto ao meio ambiente.
Como parte do plano estratégico Dare Foward 2030, a Stellantis anunciou seus planos de vender globalmente 5 milhões de carros elétricos por ano até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e também 50% de veículos de passeio e comerciais leves BEV na América do Norte.
Segundo o executivo da montadora, a garantia do lítio limpo gerado com energia sustentável, contribui com a descarbonização da cadeia de suprimentos de baterias que, por sua vez, traz carros mais sustentáveis e com menos impacto ao meio ambiente.
Sobre a empresa
A Stellantis N.V é uma das principais montadoras de automóveis, além de ser uma grande fornecedora de mobilidade do mundo.
Suas marcas icônicas e históricas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e também dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Citroën, DS Automobiles, Jeep, Lancia, Fiat, Maserati, Peugeot, Opel, Ram, Free2move, Vauxhall e Leasys.
A empresa é alavancada por sua diversidade, liderando a forma como o mundo se move e visando sempre se tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, enquanto cria valor para todos os acionistas e as comunidades onde opera.