1. Início
  2. / Economia
  3. / Sexta semana seguida com inflação alta e segundo analistas de mercado a inflação poderá ficar ainda mais alta em 2023, gerando futura crise econômica
Tempo de leitura 3 min de leitura

Sexta semana seguida com inflação alta e segundo analistas de mercado a inflação poderá ficar ainda mais alta em 2023, gerando futura crise econômica

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 23/01/2023 às 21:12
Sexta semana seguida com inflação alta e segundo analistas de mercado a inflação poderá ficar mais alta
Sexta semana seguida com inflação alta e segundo analistas de mercado a inflação poderá ficar mais alta (Foto/divulgação)

Antes de tudo, se você não sabe muito bem ou tem dúvidas sobre o que é inflação, saiba que “Inflação” é o nome dado ao aumento de preços, produtos e serviços. A princípio, ela é calculada pelo índice de preços que também é chamado de índice de inflação. Contudo, no Brasil esse índice de inflação vem aumentando nas semanas.

O Boletim Focus mostrou que está sendo a sexta semana consecutiva com alta inflação no país. Os números foram divulgados pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira, 23 de janeiro. Além disso, analistas de mercado projetam alta inflação de até 5,48% para o ano de 2023 e está cada vez mais alto em relação à semana passada, quando a projeção estava marcando apenas 5,39%.

De tal forma, essa está sendo a sexta semana seguida em que o mercado está contando uma inflação alta, e isso pode aumentar cada vez mais neste ano de 2023. Tudo porque exatamente há 4 semanas o índice que foi projetado era de 5,23%.

Desse modo, saiba que o relatório feito pelo Banco Central projeta também um crescimento econômico mais alto para 2023. Na semana passada o crescimento econômico era de 0,77% para 0,79% esse mesmo índice também foi projetado a quatro semanas atrás. Contudo, os analistas mantiveram a projeção à taxa de juros de 12,5%. Vale lembrar que exatamente quatro semanas atrás esse índice era de 12%. Já a taxa de câmbio do Focus manteve a projeção de que o dólar feche o ano de 2023 em R $5,28.

O relatório da Boletim Focus é divulgado todas as segundas-feiras pelo Banco Central e através dele você pode acompanhar resumidamente estatísticas calculadas considerando as experiências do mercado que são coletadas durante a semana, especificamente até na sexta-feira, que é anterior a sua divulgação. Além disso, esse relatório traz a evolução gráfica e até mesmo o comportamento semanal das projeções do mercado. Através dele é possível acompanhar o índice de preços, atividades econômicas, câmbios, taxas Selic e outros indicadores do mercado.

Inflação no final do ano 2022

O ano de 2022 fechou com 5,79%, a taxa caiu em relação ao ano de 2021 onde o índice era de 10,06%. Porém, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, teve que enviar uma carta ao Ministério da Fazenda pelo segundo ano seguido. Tudo isso para justificar os resultados da inflação e a carta foi apresentada ao ministro Fernando Haddad. Veja o que o presidente da Eurásia falou depois do encontro com o ministro.

De tal forma, segundo o IBGE o resultado da inflação no ano de 2022 foi influenciado principalmente pelo grupo de Alimentação, bebida e saúde. No ano de 2023 a inflação poderá subir um pouco em relação a alimentação, cuidados, saúde e bebidas. Mas vale lembrar que isso pode acontecer por unidade da federação, pois as 16 capitais pesquisadas pelo IBGE 3 delas completam o índice de inflação mais alta, que são: Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos