Utilizadas em sistemas como o de linha de produção industrial, de energia eólica e fotovoltaicas, de telecomunicações, de segurança, de caixas eletrônicas, etc., as baterias estacionárias têm tido aumento de demanda.
Embora similares às baterias automotivas na composição, as baterias estacionárias possuem diferenças substanciais: sua utilidade destina-se a sistemas de maior profundidade de descarga. Por isso, têm mais vida útil e acúmulo de energia. Seus eletrodos são mais espessos e feitos de chumbo, de liga que atinge 95% de pureza pelo menos. Nesse sentido, a bateria Duracell é referência no mercado.
O segmento em meio à crise de Covid-19
A pandemia de Covid-19, em vez de prejudicar, favoreceu o crescimento dessas baterias. Como diz Luiz Fernando Marca, diretor de Marketing da Global Energy Manufacturing, licenciada oficial da Duracell para América Latina, “a pandemia acelerou o processo de digitalização nas empresas, fez com que a procura por baterias aumentasse, já que um dos principais segmentos que atendemos é o de telecomunicações, que inclui provedores de internet e empresas de instalação e manutenção de nobreaks.”
Luiz nota também que houve expansão mais veloz na rede de distribuidores da empresa, já que as reuniões virtuais ocuparam o lugar das viagens, o que possibilitou encontros com mais frequência entre potenciais parceiros de negócios. “As vendas neste segmento cresceram em média 15% no ano passado, e para 2022 o aumento previsto é de 22%”, disse.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
As baterias Duracell
Produzidas no Brasil conforme os padrões internacionais de qualidade e desempenho, as baterias estacionárias Duracell são homologadas pela Anatel. De terminais em aço inox e tecnologia de fabricação da grade de chumbo, tornando-a compacta e com maior resistência à corrosão por solução ácida, as baterias são exportadas para os países do Mercosul.
A Duracell tem como meta ampliar sua presença em mercados de produtos relacionados tanto à energia profissional como à pessoal. Depois de começar a produzir baterias automotivas no Brasil em 2017, a marca passou ainda a produzir baterias para a seção corporativa.
Funcionamento e benefícios das baterias estacionárias
Há dois tipos de baterias estacionárias, a VRLA e a AGM. As baterias AGM se localizam entre as mantas de microfibra, que se separam do resto da bateria, de modo a aumentar a segurança e evitar riscos de vazamento. Por isso, ela pode ser usada em qualquer posição.
Já as do tipo VRLA são constituídas por ácido-chumbo e reguladas por válvulas. Além disso, possuem a nomenclatura de Bateria Selada. Esta possibilita um uso mais seguro, uma vez que não libera resíduos tóxicos e os seus gases liberados são reaproveitados, o que evita qualquer espécie de manutenção na parte interna do equipamento.
As baterias estacionárias, embora mais seguras do que as baterias automotivas, precisam de pequenos detalhes de segurança na instalação. Para que funcionem com máxima potência e eficiência, têm de ser instaladas em lugares onde há temperatura estável de 25ª. Assim, o ambiente deve ser climatizado. Colocar essas baterias em temperatura acima de dez graus do sugerido faz com que sua vida útil caia pela metade. Por outro lado, mantê-las em temperaturas abaixo do sugerido também aumenta a sua vida útil em dobro.
Quanto aos instrumentos de refrigeração, eles devem conectar-se aos nobreaks. Aliás, o nobreak é importante aqui, porque protege durante as quedas de energia e as inconsistências em redes elétricas, evitando danos nos materiais.
Segundo empresas especializadas no ramo, as vantagens das baterias estacionárias são muitas. Entre elas, estão:
- Durabilidade e resistência do produto
- Concentração de energia
- Segurança e confiabilidade no manuseio do material
- Capacidade de geração de energia diferenciada
- Vitalidade de sua ação
- Baixa necessidade de manutenção
- Utilização em diversas posições