O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) apresentou nesta semana seu Mapa Estratégico, que conta com prioridades nas relações institucionais e na área de aprendizado e crescimento para produtores rurais catarinenses. O documento foi aprovado pelo Conselho Administrativo do Senar/SC, que tem como presidente José Zeferino Pedrozo, e contou com o apoio do Sebrae/SC.
De acordo com o Mapa Estratégico, as principais prioridades do Senar/SC para os produtores rurais catarinenses nos próximos três anos são: atração, seleção e formação da equipe técnica e suporte; assistência técnica; promoção social das pessoas do meio rural; educação profissional; produção agropecuária sustentável e inovadora; além de relações institucionais com produtores rurais e parceiros.
Durante a reunião realizada na sede da entidade nesta semana, Nilmar Paul, consultor credenciado do Sebrae/SC, esclareceu que o Senar/SC tem cerca de 30 anos trabalhando em favor dos homens do campo. “Nossa visão é ser referência como instituição de excelência que contribui para que os produtores e trabalhadores rurais sejam exemplos em produção agropecuária sustentável e inovadora”, afirmou.
Para Gilson Angnes, assessor administrativo e financeiro do Senar/SC, a elaboração deste planejamento estratégico foi extremamente importante para definir metas claras a curto, médio e longo prazos. “É fundamental traçar um plano de ações para garantir mais qualidade às atividades desenvolvidas pela entidade”, disse Angnes.
- Eletricista desenvolve método para não pagar conta de luz, mas acaba sendo condenado por furto de energia
- Lula vai LIMITAR valorização do salário mínimo! Governo Federal quer diminuir gastos com benefícios sociais e previdenciários
- Multa vai rolar solta! Radares ganham upgrade e agora são capazes de detectar uso de celular ao volante para aplicar multa de quase R$ 300 e arrancar 7 pontos da CNH
- O plano de Elon Musk para DOMINAR o mundo com Trump!
O Mapa Estratégico é uma ferramenta essencial para nortear o desenvolvimento das iniciativas do Senar/SC nos próximos anos. Com ele, será possível promover o crescimento dos agricultores familiares catarinenses por meio do desenvolvimento sustentável da produção agrícola.
O Senar/SC é uma entidade que busca ampliar parcerias com o Sistema S e entidades governamentais, aprimorar canais de comunicação com os produtores rurais catarinenses, reforçar parcerias com Sindicatos Rurais, oferecer serviços e ações de Promoção Social (PS), Formação Profissional Rural (FPR) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para promover o desenvolvimento do meio rural.
Segundo o presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o Senar/SC tem proporcionado o crescimento profissional dos produtores rurais catarinenses através da prestação de serviços grátis que lhes dão acesso à ciência e ao conhecimento.
Para melhorar o desempenho dos serviços prestados pelo Senar/SC, foram estabelecidas prioridades internas para acelerar a transformação digital nos processos operacionais; atualizar o código de conduta e padronização institucional; implantar indicadores de satisfação e impacto dos serviços prestados; além de promover a inovação. Por meio dessas iniciativas, foram reforçadas as atividades de atração, seleção e formação da equipe técnica e de suporte.
Com estratégias bem definidas para promover o desenvolvimento dos moradores rurais, o Senar/SC tem permitido que milhares de produtores rurais catarinenses se beneficiem deste trabalho em prol do meio rural. Essas iniciativas têm contribuído para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores, gerando um impulso na renda da propriedade rural. Além disso, elas também possibilitam um maior acesso à tecnologia e às inovações no campo agrícola.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, os resultados obtidos pela entidade denotam sua capacidade para interagir com todas as regiões catarinenses e oferecer um ensino adequado às necessidades do universo agrícola. O comprometimento da organização em oferecer educação gratuita reflete seus valores fundamentais: ética, transparência, sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.
Essas prioridades representam um grande passo para reduzir desigualdades socioeconômicas no meio rural brasileiro. Com isso, os produtores rurais catarinenses podem ter mais condições de seguir carreiras profissionais bem-sucedidas e contribuir para o crescimento da agricultura nacional.
Fonte: Assessoria Senar (SC)