O Senai inaugurou, nesta semana, sua unidade que será especializada em energia renovável, no Rio Grande do Norte, e vem ganhando destaque nas mídias por conta de seu laboratório focado no setor eólico, conhecido como “Túnel de Vento”
Na última terça-feira (15), Dia Mundial do Vento, foi inaugurado o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, no Rio Grande do Norte. A unidade promete trazer soluções, que têm como objetivo impulsionar a sustentabilidade brasileira, reduzindo os custos e criando mais eficiência na geração distribuída do mercado de energia renovável, incluindo tanto a energia eólica, quanto a energia solar.
Leia também
Autoridades se pronunciam em relação à unidade do Senai no Rio Grande do Norte
Segundo Amaro Sales de Araújo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, o estado é líder nacional na geração de energia eólica e tem os maiores investidores no setor instalados no território. Além disso, a nova unidade do Senai busca apoiar essas empresas não só do RN, mas de todos os estados brasileiros.
Ela promete trazer várias modernidades para agregar valor e transformar projetos, que antes eram problemas, agora em soluções. De acordo com Emerson da Cunha Batista, diretor regional do SENAI/RN, o Instituto faz parte das ações do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), a unidade do Senai que capacita mão de obra para as indústrias.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Conheça a unidade do Senai especialista em energia renovável
O ISI-ER faz parte de uma rede formada por 26 institutos de Inovação, que foram implantados pelo SENAI no país para atender às mais diferentes necessidades da indústria. A inauguração foi realizada nesse dia para reforçar a importância da energia eólica.
A unidade, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte, será a principal referência do Senai para pesquisa, desenvolvimento e inovação focada em energia eólica e solar.
O Túnel de Vento
Entre os maiores destaques da unidade energia eólica e solar do Senai é o Túnel de Vento, o primeiro laboratório para atender as demandas do setor eólico do Brasil. Ele realiza pesquisas, presta serviços de calibração de anemômetros e também possibilita a avaliação de desempenho de estruturas.
Quando o laboratório focado em energia eólica começar suas operações, reduzirá pelo menos 3 meses o tempo de logística que as empresas gastam para realizar seus serviços no exterior, em países europeus.
O Túnel de Vento irá se juntar com laboratórios do setor de energia renovável e de sustentabilidade do Senai. As operações são desenvolvidas por equipes de pesquisadores que são formadas por meteorologistas, engenheiros, químicos e geógrafos. O Rio Grande do Norte, que foi escolhido como sede, é um dos que mais produzem energia eólica no Brasil e não só isso, é o estado com a maior potência prevista para os próximos anos.