1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Segurança no setor offshore: Constellation adota tecnologia IVA para reduzir acidentes na operação das sondas de perfuração
Tempo de leitura 3 min de leitura

Segurança no setor offshore: Constellation adota tecnologia IVA para reduzir acidentes na operação das sondas de perfuração

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/12/2022 às 13:10
A tecnologia IVA monitora e verifica atos perigosos durante as operações de sondas de perfuração offshore, evitando assim acidentes nos projetos. A Constellation investe agora na segurança de seus colaboradores e pretende expandir sistema nos próximos anos.
Fonte: UPStream

A tecnologia IVA monitora e verifica atos perigosos durante as operações de sondas de perfuração offshore, evitando assim acidentes nos projetos. A Constellation investe agora na segurança de seus colaboradores e pretende expandir sistema nos próximos anos.

O segmento de perfuração de sondas offshore ainda é um ramo bastante perigoso de se atuar, mas as empresas vêm investindo cada vez mais em novos sistemas de segurança para os projetos. Um desses exemplos é a Constellation, que está utilizando a tecnologia IVA (Intelligent Video Analytics) para reduzir o número de acidentes em suas operações. O sistema já está sendo utilizado em parte da frota da empresa, mas ainda está em fase piloto e deverá ser expandido fortemente em 2023.

Constellation investe em segurança e melhorias operacionais com nova tecnologia IVA de monitoramento das operações com sondas de perfuração 

A Constellation vem adotando cada vez mais novos sistemas de modernização de suas operações e, agora, se volta para a redução de acidentes e garantia de mais segurança no dia a dia de seus colaboradores.

A empresa está utilizando a tecnologia IVA, que realiza o monitoramento e controle das operações, apontando ações que possam ser perigosas para evitar acidentes, nos seus projetos de sondas de perfuração offshore.

A solução, pioneira em seu uso operacional em ampla escala no segmento de drilling no Brasil, foi desenvolvida pela Metta Innovations no Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes).

Durante o mês de janeiro de 2022, a tecnologia IVA começou a ser implementada em seus passos iniciais no navio-sonda Laguna Star. Agora, ela já está presente em boa parte da frota da Constellation, nos navios Gold Star, Lone Star, Amaralina Star e Brava Star.

Para garantir uma melhor performance dos equipamentos, as câmeras de análise da tecnologia IVA são colocadas em pontos estratégicos das sondas de perfuração.

Dessa forma, ao identificar situações de risco, elas emitem automaticamente alertas sobre identificação do uso incorreto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e aviso de colaboradores em zonas de exclusão (red zone).

Elas também oferecem aos colaboradores estatísticas quanto aos riscos encontrados, garantindo assim os dados necessários para a tomada de decisões rápidas nas operações.

O sistema ainda pode ser customizado para identificação de colaboradores sob uma carga ou até eventual identificação de colaboradores caídos no chão, permitindo que haja um controle maior sobre possíveis acidentes nas plataformas.

Tecnologia IVA funciona em tempo integral nas sondas de perfuração da companhia, garantindo mais segurança no dia a dia dos colaboradores

Após detectar uma situação de risco ou acidente nas sondas de perfuração da Constellation, a tecnologia IVA notifica o colaborador responsável pela supervisão da atividade a bordo da unidade, bem como emite um alerta integrado por um canal seguro direcionado aos centros de controle.

Além disso, ele disponibiliza um alarme sonoro e um alerta visual com um compilado de todas as informações sobre a situação, bem como uma imagem exata do momento que gerou o alerta.

Essa é uma forma da Constellation unificar os seus sistemas de tecnologia e garantir mais segurança no dia a dia dos seus colaboradores.

Por isso, a empresa investiu em uma tecnologia que funciona de forma integral, sem manutenções, e que ainda consegue verificar os problemas em situações adversas de clima e iluminação.

Assim, a equipe de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) vem sendo fortemente beneficiada com mais segurança e controle dos possíveis riscos nas sondas de perfuração offshore da Constellation com a nova tecnologia IVA.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos