1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Sedã movido a hidrogênio da Toyota desbanca elétricos e bate recorde ao percorrer 1.360 km com tanque cheio
Tempo de leitura 4 min de leitura

Sedã movido a hidrogênio da Toyota desbanca elétricos e bate recorde ao percorrer 1.360 km com tanque cheio

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 12/10/2021 às 10:21
Atualizado em 24/10/2021 às 11:28
Sedã - Toyota - carros elétricos - Toyota Mirai - hidrogênio
Toyota Mirai bate recorde – créditos: Insideevs/UOL

Toyota Mirai bate recorde mundial ao viajar 1.360 quilômetros com tanque cheio de hidrogênio  

O sedã Toyota Mirai estabeleceu uma nova referência de eficiência do hidrogênio, completando uma viagem de ida e volta, de 1360,378 km no sul da Califórnia, com um único tanque de 5,65 kg de hidrogênio. A Toyota reforça a sua ideia de que os veículos a hidrogênio são tão eficientes quanto os carros elétricos.

Leia também

Recorde do Sedã Toyota Mirai serve de exemplo para outas montadoras de carros elétricos

Para referência, o ciclo de testes da EPA dos EUA dá ao veículo um alcance estimado de 646 km – um número que a nova distância excede em mais de 110 %, embora não haja nenhuma indicação sobre a velocidade média em que o veículo viajou para reduzir o consumo e quebrar o recorde.

A corrida foi conduzida durante dois dias em agosto de 2021, no entanto, não foi oficialmente verificada pelo Guinness Book of World Records, até esta semana. A marca ultrapassa o recorde anterior (embora verificado por outra entidade, não pelo Guinness), obtido em Maio em França por outro Toyota Mirai, com uma distância de 1003 km.

O Sedã Mirai – que é um dentre vários outros carros a hidrogênio disponíveis no mercado – foi lançado com o aspecto de primeira geração em 2015, com a versão de segunda geração chegando em 2020.

Empresas alugam carros movido a hidrogênio da Toyota

Atualmente, 20 exemplos estão registrados para estradas australianas e são alugados para empresas locais em contratos de três anos/$ 1750 por mês. A tecnologia de célula de hidrogênio tem várias vantagens distintas sobre os veículos elétricos á bateria – como maior alcance e tempos de ‘recarga’ mais curtos.

Confira os recordes de distância de carros movidos a hidrogênio:

  • 23 a 24 de agosto de 2021: Toyota Mirai, 1360.378 km, EUA (Wayne Gerdes e Bob Winger)
  • 26 de maio de 2021: Toyota Mirai, 1.003 km, França (quatro motoristas)
  • 26 April 2021: Hyundai Nexo, 887.5km, Australia (Brendan Reeves)
  • 2019: Hyundai Nexo, 779km, France (Bertrand Piccard)

Toyota quer provar a autonomia dos carros a hidrogênio

Com o novo recorde do Sedã Mirai, a Toyota quer provar que os carros movidos a hidrogênio são tão bons quanto os veículos elétricos, e a montadora insiste nisso. Eles até testaram um Corolla movido a hidrogênio em várias corridas de resistência no Japão.

Mas com esse novo recorde, pode ser o suficiente para convencer as pessoas a optarem por carros movidos a hidrogênio em vez de elétricos.

Ainda é incerto o destino dos carros da Toyota por enquanto, mas mostra que os proprietários de células de combustível de hidrogênio não terão que se preocupar com o alcance, considerando o quão longe ela é capaz de ir com um único tanque cheio.

Toyota Mirai emitiu zero carbono durante sua jornada de dois dias

No Dia 2, Warne Gerdes e Bob Winger levaram o Mirai para os circuitos de direção locais e conseguiram registrar um total de 600 quilômetros. O veículo também passou pelo trânsito da manhã e da tarde na rodovia de San Diego, entre Orange County e Los Angeles.  Assim, o Toyota Mirai completou uma viagem de 1.360 quilômetros no total sem reabastecer o tanque. Durante a viagem de dois dias, a empresa se concentrou em uma direção eficiente.   

O Mirai consumiu 5,65 kg de hidrogênio, o equivalente a 244 km por galão de gasolina, enquanto emitia água como único subproduto. O preço do Toyota Mirai 2021 começa em US $ 49.500. Nos dois dias de tentativa do recorde mundial, o veículo não emitiu CO2. A empresa também menciona, que um veículo normal com um motor de combustão padrão teria produzido mais de 300 quilos de dióxido de carbono para percorrer a mesma distância.     

Ao atingir um recorde mundial, o vice-presidente executivo da Toyota Motor North America, Bob Carter, disse: “Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível de produção disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a próxima geração do Mirai está se estabelecendo recordes de distância. Estamos orgulhosos de sermos líderes desta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio.”  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos