O FPSO Almirante Tamandaré será o sexto instalado no campo offshore de Búzios e começará a produzir para a Petrobras no segundo semestre de 2024.
A estatal brasileira de petróleo Petrobras iniciou negociações com o fornecedor offshore SBM Offshore para alugar uma plataforma flutuante do tipo FPSO para o campo gigante de Búzios na Bacia de Santos, offshore do Brasil, disse o estatal em um comunicado nesta terça-feira (15).
Veja também outras notícias
- Como o boom do pré-sal no Brasil está mudando o mercado global de petróleo offshore
- Setor de transportes brasileiro vê leve recuperação em 2021, segundo indicadores econômicos
- Constellation Oil Services contrata para vagas onshore e offshore para Rio das Ostras e Rio de Janeiro, neste dia 14 de setembro
A unidade de armazenamento e escoamento da produção (FPSO), que se chamará Almirante Tamandaré, será o sexto FPSO em Búzios e o maior do Brasil, segundo a Petrobras. O FPSO terá capacidade de produção de 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás por dia e começará a produzir no segundo semestre de 2024.
A Petrobras afirmou que pretende contratar diretamente a SBM Offshore, pois apurou que “neste momento” apenas a SBM Offshore tem capacidade para cumprir os requisitos técnicos exigidos pela petroleira brasileira.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
“Se e quando um acordo for alcançado, a SBM Offshore informará o mercado”, disse a SBM Offshore nesta terça-feira (15).
“As outras duas unidades a serem instaladas em Búzios, os FPSOs P-78 e P-79, serão contratados por meio de licitação”, disse a Petrobras. Os dois FPSOs terão capacidade para processar 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m3 de gás por dia e devem entrar em operação em 2025.
A SBM está construindo o FPSO Sepetiba, a ser implantado em outro grande campo de petróleo na Bacia de Santos – o campo de Mero, também no offshore brasileiro.
Depois de concluído, o FPSO será alugado à Petrobras por um período de 22,5 anos. De acordo com o relatório do segundo trimestre da SBM no mês passado, o FPSO estava 25% concluído em agosto.