1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Ríser flexível de plataforma arrendada pela Petrobras se rompe no Pré-sal
Tempo de leitura 2 min de leitura

Ríser flexível de plataforma arrendada pela Petrobras se rompe no Pré-sal

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 28/01/2020 às 08:26

O rompimento de um riser flexível ocorreu no FPSO Cidade de Angra dos Reis, instalado no campo de Lula, no Pré-sal

Um Ríser flexível de plataforma arrendada pela Petrobras, FPSO Cidade de Angra dos Reis, se rompeu no último dia 21 de janeiro. O ríser era responsável pela injeção de gás, que estava conectado ao FPSO. Tal informação foi confirmada pela estatal e o Ibama, de acordo com informações da matéria publicada pelo PetróleoHoje. Brunel requisita profissional para vaga na área de processamento de gás, na Bahia

Confira também:

De acordo com o Ibama, “não houve impactos relevantes ao meio-ambiente, considerando-se a natureza do material vazado no mar, uma mistura de hidrocarboneto e CO2 (gás carbônico)”.

Já segundo a Petrobras, não houve necessidade de parada de produção e muito menos vítimas ou impacto ao meio-ambiente. A empresa ainda acrescentou que as causas do incidente ainda estão sendo apuradas.

O mesmo incidente ocorreu em 2017, onde um duto ligado ao Angra dos Reis também obteve problemas (O FPSO produz hoje, cerca de 80 mil bopd e 3,5 milhões de m³ por dia de gás natural). Ainda, em 2017, um dos equipamentos fabricados pela TechnipFMC apresentou falha, após o mesmo ter se passado em outro campo do pré-sal, Sapinhoá.

A Petrobras e a TechnipFMC investigaram o caso e apontam que os problemas foram ocasionados por corrosão pelo contato com CO2. Depois disso, o que se viu foi uma retomada da configuração híbrida, combinando-se flexíveis e rígidos, nos principais projetos da petroleira, como Mero, Sépia e Búzios.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos