1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Ricardo Mussa, CEO da Raízen afirma que a diminuição dos impostos sobre os combustíveis ajudaria a empresa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Ricardo Mussa, CEO da Raízen afirma que a diminuição dos impostos sobre os combustíveis ajudaria a empresa

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/02/2022 às 22:31
Raízen, combustíveis, empresa, impostos
Foto: Reprodução Google Imagens/ Forbes

De acordo com o CEO da empresa, as propostas que vem sendo discutidas no Congresso acerca da redução ou retirada dos impostos sobre os combustíveis reduziria a sonegação, e por isso ajudaria a Raízen 

Durante uma teleconferência com analistas e investidores, o CEO da Raízen afirmou que os negócios da empresa sofrem muito com a sonegação de impostos, sendo assim, tudo o que reduz impostos dos combustíveis irá reduzir a sonegação, o que ajudaria muito a Raízen. Ele ainda destacou que vê de forma favorável uma queda no ônus tributário sobre o consumidor. “A redução do preço dos combustíveis também é boa para nós”, disse Mussa. 

Leia também: 

 
Para o CEO da Raízen, todas as propostas que estão ocorrendo pelo Congresso, a exemplo da redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) são boas. “Nunca vi tanto alinhamento no Congresso quanto ao fato de que algo deve acontecer, e as mudanças que vi até agora estão indo na direção correta.” 
De acordo com Mussa, o preço dos combustíveis da refinaria poderá subir mais ainda, pois com os atuais preços do petróleo, a Petrobras irá precisar elevar a cotação da gasolina. O CEO da Raízen disse que a gasolina está abaixo da paridade de importação e que em algum momento terá que alterar pois o Brasil não é autossuficiente em gasolina, mas que no caso do diesel poderá demorar mais. 
De acordo com o Broadcast, com o avanço do combustível fóssil, o etanol produzido pela Raízen tende a ser valorizado. O CEO da Raízen diz que está altista em relação ao preço do açúcar, e que o principal indicador é como a Índia desenvolverá o programa de etanol. “Eles estão fazendo um bom trabalho de mover açúcar para etanol, e isso afasta a Índia de subsídios de exportação. E tem também o programa RenovaBio, que vai criar mais estabilidade por demanda por etanol. Continuamos altistas para o preço de açúcar no longo prazo”, explicou o CEO da Raízen. 

Sobre a Raízen 

A Raízen é uma empresa integrada de energia. É referência global em bioenergia e protagonistas na transição de energia. A Raízen está entre os maiores grupos empresariais privados do Brasil, possuindo mais de 40 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócios. 

A empresa tem modelo único de atuação e está presente desde na produção e venda de energia renovável e açúcar a partir da cana-de-açúcar até em levar essa energia para vários lugares do mundo. A empresa distribui combustíveis e leva energia através dos Postos Shell. 

Quais são os 4 projetos que tramitam no Congresso Nacional com objetivo de baixar os preços dos combustíveis no Brasil em 2022? 

Na esperança de criar ao menos uma estabilização ou de fato diminuir o preço dos combustíveis no Brasil, quatro projetos que versam diretamente sobre os valores da gasolina, etanol e diesel tramitam no Congresso Nacional, e devem ser debatidos entre senadores e deputados federais ainda em 2022. Para saber mais, confira esta matéria na integra clicando aqui. 

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos