Ressignificar é preciso. Tirar algo de bom da situação te fortalecerá

Ressignificar é preciso.

Ressignificar é preciso. Tirar algo de bom de uma situação irá fortalecer você e abrirá seus olhos para oportunidades.

Você, provavelmente, já deve ter ouvido sobre a palavra ressignificar, ou ressignificação. Sabia que “tudo depende da maneira como você reage aos acontecimentos”?. Pois bem, segundo meu amigo e mentor “Kau Mascarenhas, grande palestrante e dominador da PNL“, o “mais importante não é o que acontece com você e sim como você reage com o que acontece com você”.

[adrotate banner=”10″]

Partindo deste ponto de vista é que dou início da nossa conversa.

Já parou para pensar o quanto perdemos tempo reclamando da vida, da situação atual do país, disso e daquilo? Já imaginou quanto tempo disperdiçamos em nos lamentar e tentar colocar a culpa sempre no outro ou na situação?

Preste bem atenção!

Você, e somente você, é o único responsável com o rumo da sua vida.

Tudo bem, coisas acontecem e, muitas delas, estão fora do nosso controle. Mas, com certeza absoluta, a carga de energia colocada em cada coisa que acontece em nossa vida só depende de nosso ponto de vista. Somos nós que vamos escolher se ficaremos prostrados e reclamando, ou se tomaremos uma atitude diferente para mudar, ou, ao menos, minimizar a carga negativa do que nos aconteceu.

Exemplo 1:

Você acordou pela manhã e, ao se levantar, percebeu que a pasta de dentes acabou. Você está atrasado para o trabalho e não poderá sair para comprar uma nova naquele momento. Você terá duas escolhas: Ficar de mau humor o dia inteiro ou escovar os dentes assim mesmo, apenas com água, e seguir para o seu trabalho.

[adrotate banner=”11″]

Exemplo 2:

Perder o Emprego: Este é, sem dúvida, um dos piores exemplos e experiência que uma pessoa pode ter. Ok, pode acontecer com qualquer um e muitas vezes, momentos da economia do país pode, inevitavelmente, culminar com o seu desligamento. Bom, acredito, sinceramente, que pouquíssimas pessoas estão preparadas para enfrentar tal desafio mas levar muito tempo se lamentando é um grande erro. Neste caso, faz todo sentido você ficar preocupado, mas não deixe este sentimento imobilizar você. Uma dica: utilize apenas 20% do tempo para refletir, chorar, ficar triste e os 80% restante em ações para conseguir novo trabalho. Muita gente, incusive, poderia olhar para este momento e pensar: Opa! Agora terei mais tempo para colocar aquele projeto da minha própria empresa para sair do papel. Sempre desejei ter meu próprio negócio.

Exemplo 3:

Você estava saindo de sua casa e ao passar por alguém conhecido você o cumprimentou dando um bom dia. No entanto a pessoa não te respondeu e seguiu em frente. A princípio você pode imaginar : Poxa, que falta de educação, ou até mesmo, será que eu fiz algo de errado para esta pessoa agir assim comigo? Na ressignificação você pode levar para outro lado: Acho que ele (a) não me escutou, ou até mesmo, talvez não esteja sendo um bom dia para esta pessoa e com certeza não é nada comigo.

“Na  ressignificação você escolhe o que um evento significa para você. Quando as coisas saem erradas, você procura pelo que é bom na situação e dá a isso a maior atenção. Você procura ver como usar a situação em vez de ser uma vítima dela! É simples assim.

Em  linguagem bem popular,  se a vida lhe dá um limão, faça uma limonada!

[adrotate banner=”12”]

Em todos os momentos de nossa vida, nós temos o dom de escolher como seremos afetados pelos eventos. Definitivamente, não é o evento em si que tem o controle ou que nos afeta emocionalmente. O que nos afeta sempre é a forma como reagimos ao evento.

Ressignificar é…

…a arte de dar um novo significado ao evento, É conseguir enxergar no evento o seu lado positivo e, então, focarmos nas nossas reações.

Não é fácil. É preciso praticar bastante para adquirir o hábito da ressignificação.Olhe atento para as as alternativas! Deixe de lado a tendência tão comum de ser uma vítima das circunstâncias.

Sendo assim, o que você vai ressignificar hoje?

Aproveite e veja também: DEMISSÃO: Depressão Vs Atitude – Fazer algo abre oportunidades.

[adrotate banner=”13″]

[adrotate banner=”14″]

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior