1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Renault revela veículos elétricos compactos exclusivamente para serviços de compartilhamento e entregas urbanas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Renault revela veículos elétricos compactos exclusivamente para serviços de compartilhamento e entregas urbanas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/06/2021 às 14:24
Atualizado em 22/06/2021 às 18:39
Renault - veículos elétricos - compartilhamento - entregas
Nova linha de carros elétricos da Renault Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Renault anuncia a sua submarca, composta por três carros elétricos que serão voltados para entregas e serviços de compartilhamento em ambientes urbanos

A francesa Renault anunciou no começo do ano o lançamento da Mobilize, uma submarca de veículos elétricos compactos voltados para entregas urbanas e serviços de compartilhamento. Logo após, revelou também o conceito EZ-1, que deu origem a três carros elétricos. São eles: Duo, Hippo e Bento.

Leia também

Conheça a submarca da Renault focada no mercado de entregas e compartilhamento

A submarca Mobilize é um braço direito da francesa dentro da sua estratégia conhecida como Renaulution, para oferecer serviços de entregas e mobilidade nas cidades através de veículos compartilhados.

O foco também é voltado para a economia circular, trabalhando em como reciclar baterias e desenvolver plataformas atualizadas para o gerenciamento dessas novas demandas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Veículos elétricos com foco em serviço de compartilhamento da Renault fazem sucesso

O primeiro é o Mobilize DUO, um veículo elétrico de passageiros com dois assentos para serviço próprio de compartilhamento. Ele tem um exterior parecido com o Citroën Ami.

De acordo com a Renault, o Mobilize DUO é até 95% reciclável. Já o Mobilize Bento é projetado para serviços de entregas e também possui uma variante de carga com base no DUO. O Mobilize possui um compartimento traseiro de um metro cúbico para o carregamento de mercadorias.

Por fim, o Mobilize HIPPO é um dos veículos elétricos pequenos para realizar entregas de mercadorias em lugares onde é proibida a circulação de veículos com motores a combustão como, por exemplo, em armazéns fechados ou em regiões centrais das cidades.

Os veículos elétricos de entregas e serviços de compartilhamento da Renault serão equipados com no máximo quatro baterias, com uma capacidade de 2,3 kWh a 9,2 kWh. A reserva de energia não foi informada pela Renault, mas, como base, o Citroën Ami utiliza uma bateria de 5,5 kWh e tem uma autonomia de no máximo 75 quilômetros. Sendo assim, é improvável que os veículos da Mobilize sejam utilizados fora do ambiente urbano.

Renault acelera demanda no mercado de veículos elétricos

A Renault está tentando inovar com seus veículos sustentáveis. A francesa comercializa elétricos no Brasil desde 2013, e o projeto mais recente e inovador foi a ideia de criar carros com baterias removíveis, tendo em vista a demora em que os carros elétricos sofrem para recarregar.

O procedimento de troca pode levar em torno de 5 minutos, um tempo parecido com o reabastecimento de um carro combustão. De acordo com o CEO da empresa, a ideia é ótima, porém ainda há muitas coisas a serem pensadas para que o projeto se torne viável.  

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos