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R$ 575 MILHÕES, 63% CONCLUÍDA: As obras da Ponte Bioceânica vão revolucionar Brasil e Paraguai e abrir caminho para a Rota Bioceânica

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 28/11/2024 às 16:39
R$ 575 MILHÕES, 63% CONCLUÍDA: As obras da Ponte Bioceânica vão revolucionar Brasil e Paraguai e abrir caminho para a Rota Bioceânica
Com 1.294 metros de extensão, 350 metros de vão livre e custo de R$ 575 milhões, as obras da Ponte Bioceânica já avançaram 63% e são fundamentais para a inauguração da Rota Bioceânica, conectando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile ao mercado asiático. (Imagem:Reprodução/Eng Wilson Junior)

As últimas atualizações sobre as obras da Ponte Bioceânica entre Brasil e Paraguai. Construção da Ponte Bioceânica avança e promete transformar a Rota Bioceânica.

A mega construção da Ponte Bioceânica que conecta Porto Murtinho (Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai) já está 63% concluída e avança como peça-chave para a inauguração da chamada Rota Bioceânica, projeto que une Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Com 1.294 metros de extensão, incluindo um vão livre estaiado de 350 metros sobre o Rio Paraguai, a Ponte Bioceânica vai muito além de unir dois países. Ela será um marco estratégico, reduzindo custos e otimizando exportações para o mercado asiático, consolidando a integração no Mercosul.

Andamento das obras da Ponte Bioceânica

R$ 575 MILHÕES, 63% CONCLUÍDA: As obras da Ponte Bioceânica vão revolucionar Brasil e Paraguai e abrir caminho para a Rota Bioceânica
Erguida sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, as obras da Ponte Bioceânica prometem transformar a região em um polo estratégico para exportações e fortalecer a integração entre Brasil e os países do Mercosul. (Imagem:Reprodução/Eng Wilson Junior)

Atualmente, os trechos de acesso e as estruturas pré-moldadas do lado paraguaio já estão finalizados para a Ponte Bioceânica. Do lado brasileiro, a construção dos mastros avança em ritmo acelerado, com as próximas etapas focadas na montagem dos cabos de aço para o trecho estaiado. A expectativa é que o lado brasileiro atinja o mesmo progresso do Paraguai em breve, garantindo o equilíbrio estrutural.

A estratégia de usar areia dragada do Rio Paraguai para construir rampas de acesso demonstra uma solução prática e sustentável. Do lado paraguaio, essa etapa já está concluída. No Brasil, as obras dessa fase ainda não começaram, mas devem ser executadas nas próximas atualizações.

Impacto econômico e integração regional

A Ponte Bioceânica é financiada pela Itaipu Binacional do lado paraguaio, com custo total estimado em R$ 575 milhões. Já as obras complementares no Brasil, como os acessos e estruturas alfandegárias em Porto Murtinho, estão orçadas em R$ 472 milhões e serão entregues até 2027, um ano após a conclusão da ponte. Esse cenário reflete o desafio de sincronizar grandes obras de infraestrutura, mas não diminui o impacto transformador do projeto.

Inauguração da Rota Bioceânica

A finalização da Ponte Bioceânica marca um passo decisivo para a tão aguardada inauguração da Rota Bioceânica. Essa rota promete não apenas integrar economicamente os quatro países do Mercosul, mas também transformar as cadeias de exportação e importação, favorecendo setores estratégicos como agronegócio, carnes e minérios.

Previsão e desafios

Com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026, a Ponte Bioceânica será um marco de conectividade na América do Sul. No entanto, o atraso nas obras de acesso no Brasil pode gerar desafios logísticos temporários, como ocorreu na Ponte da Integração, que ficou inutilizável por falta de vias de conexão. Mesmo assim, o otimismo permanece: a ponte é o símbolo de uma nova era de integração regional.

Agora é esperar e acompanhar as próximas atualizações desse projeto que vai redefinir fronteiras e transformar o fluxo comercial do Mercosul e do mercado asiático.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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