1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / R$ 417 milhões serão investidos em dois parques eólicos no RN; 775 empregos serão gerados
Localização RN Tempo de leitura 2 min de leitura

R$ 417 milhões serão investidos em dois parques eólicos no RN; 775 empregos serão gerados

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/03/2021 às 16:23
Atualizado em 08/03/2021 às 15:26
Parques eólicos, empregos, RN
Parque de energia eólica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O BNDES liberou para a Casa dos Ventos, crédito para construção de dois parques eólicos que somam 121,8 MW e irão gerar vários empregos no RN

O BNDES aprovou dois empréstimos para a Casa dos Ventos, destinados a construção de dois parques eólicos no Rio Grande do Norte (RN). O investimento será de 417 milhões de reais, com criação de 775 empregos diretos e indiretos. A capacidade instalada desses dois parques eólicos será de 121,8 MW, energia equivalente ao consumo de 242 mil residências.

Parques eólicos Rio do Vento:

Os empreendimentos fazem parte do Parques Eólicos que constituem o Rio do Vento, que já está em sua primeira fase em construção com 504MW e ultrapassará a marca de 1 GW quando totalmente comercializado, o que o torna um dos maiores parques eólicos do mundo.

A energia eólica gerada por esses dois novos parques no RN evitará que 1,3 milhão de toneladas de dióxido de carbono sejam emitidos e lançados a natureza. Para entender os benefícios da energia livre de poluição, pesquisas estimam que, para neutralizar essa quantidade de dióxido de carbono, seriam necessárias 9 milhões de árvores.

Aquisições de equipamentos:

Durante todo o processo do projeto de construção dos parques eólicos, quase três quartos dos recursos financiados pelo BNDES serão usados ​​na compra de aerogeradores nacionais – equipamentos que convertem energia eólica em elétrica. Outros investimentos envolverão a construção de engenharia civil, que irão gerar diversos empregos na região, sistemas eletromecânicos e linhas de transmissão relacionadas.

A estratégia de comercialização de energia da Rio do Vento prevê contratos de longo prazo no mercado livre de energia e pode considerar o estabelecimento de um sistema de autoprodução. Dessa forma, os compradores de energia do mercado livre têm a opção de adquirir ações e se tornarem sócios de empresas geradoras de energia. Além do mercado livre, cerca de 4% da energia é comercializada no mercado regulado.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos