A Qair Brasil concluiu a instalação de 29 aerogeradores na usina de energia solar e eólica em Trairi no Ceará que agora possui uma capacidade 121,8 de MW só em energia eólica
Nesta segunda-feira (5), a Qair Brasil, uma subsidiária da francesa Qair Internacional, anunciou a conclusão de bases de 29 aerogeradores da usina de energia solar e energia eólica, em Trairi no Ceará. A ideia é acelerar a transição brasileira no mercado de energias renováveis.
Leia também
121,8 MW de energia eólica nos aerogeradores
De acordo com a Qair Brasil, o próximo passo será a montagem dos aerogeradores e a operação teste. A capacidade total que está prevista pela Qair Brasil é de aproximadamente 121,8 megawatts (MW) só na parte eólica da usina. A próxima fase do projeto prevê que sejam implantados 101 MW para a produção de energia solar no Ceará.
Após finalizado, o complexo no Ceará será formado por 29 aerogeradores V150 Vestas, que pesam cerca de 58 toneladas de aço e possuem uma altura de 125 metros cada e são distribuídas em seis parques de energia eólica, além da parte de energia solar.
-
A concessão Lote Litoral vai modernizar 212 km e investir R$ 4,3 bilhões nas rodovias de SP, em uma obra que promete transformar o acesso ao Porto de Santos
-
Com um contrato de US$ 1 bilhão até 2029, a Petrobras garante o fornecimento de tubos e fortalece a produção da Vallourec no Brasil
-
A Embraer tem pedidos para 2026 e 2027, mas atrasos na entrega de fuselagens da Europa devem adiar a meta de 100 jatos anuais
-
A Arábia Saudita constrói o edifício mais alto do mundo, um feito de engenharia que pode gerar 200 mil toneladas de CO2
A usina de energia eólica Serra do Mato, no Ceará, se trata de uma expansão do Complexo Eólico Serrote que possui cerca de 205 MW e já está em fase final de suas obras e tem sua conclusão total prevista para maio deste ano.
O funcionamento de uma usina híbrida
As usinas híbridas se tratam de um sistema que utiliza a combinação de duas ou mais formas de produção de energia ou de potência. De acordo com alguns especialistas, a principal vantagem desses sistemas é a possibilidade de continuar gerando caso alguma das fontes seja interrompida.
Os investimentos e estudos relacionados à usinas de energia solar e eólica ocorrem desde 2017. Os estudos servem para avaliar se é viável ou não realizar a combinação entre as duas fontes renováveis. A combinação da energia eólica e a energia solar que trabalham em diferentes horários de produção, torna o sistema mais otimizado e melhor devido ao número de produção.
Conheça melhor a Qair Brasil
A Qair Brasil é uma Produtora Independente de Energia (IPP) e é responsável por operar 220 MW de ativos com fontes de energia renováveis. O grupo está na fase de instalação e financiamento de 780 MW e também pretende instalar mais 3GW.
A empresa atua há mais de 30 anos e conta com o know-how histórico de seus profissionais e a visão de seu fundador, Jean-Marc Bouchet. A Longa experiência tem base no seu desenvolvimento e operação de aproximadamente 600 MW de energia renovável só na França, onde foram investidos mais de um bilhão de euros.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.