1. Início
  2. / Economia
  3. / Privatização Eletrobras – Bolsonaro e ministro do MME encaminham MP ao Congresso para acelerar o processo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Privatização Eletrobras – Bolsonaro e ministro do MME encaminham MP ao Congresso para acelerar o processo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 24/02/2021 às 23:01
Privatização, Eletrobras
Eletrobras

O governo estima conseguir levantar R$ 50 bilhões com a privatização da Eletrobras

O Governo Federal entregou ontem, terça-feira (23) Medidas Provisórias (MP) ao Congresso Nacional para acelerar a privatização da Eletrobras. O texto estipula que o governo pode se reservar o direito de vetar decisões de empresas estatais por meio de ações preferenciais. O presidente Bolsonaro estave com o ministro da Economia, Paulo Guedes e o ministro do MME – Ministério de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Confira ainda outras notícias do dia:

O presidente Jair Bolsonaro, que na última semana anunciou mudança na direção da Petrobras e disse que iria “meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”, diz que “Então, a Câmara e o Senado vão dar a devida urgência à matéria, até por ser uma medida provisória. E a nossa agenda de privatização, essa MP não trata disso hoje em dia, mas nossa agenda de privatização continua a todo vapor. E nós queremos, sim, enxugar o Estado, diminuir o tamanho do mesmo, para que nossa economia possa dar a satisfação, dar a resposta que a sociedade precisa”.

O documento foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados Arthur Lira. Lira disse que pretende decidir sobre o texto na reunião plenária da Câmara dos Deputados já na próxima semana.

“O primeiro passo do que podemos chamar de uma ‘Agenda Brasil’. Privatizações, discussões, capitalizações, investimentos, a pauta que andará no Congresso com as reformas. Nós cumpriremos todo o nosso papel com unidade, acima de tudo, respeito aos outros poderes e harmonia. É o que o Brasil precisa para destravar as pautas neste ano”, concluiu Arthur Lira.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, já na saída do Congresso, declarou que “É um avanço importantíssimo para o Brasil. Acho que hoje é um dia em que nós temos que celebrar que o setor elétrico nacional vai, finalmente, ter o tratamento que ele merece. Em termos de investimento, em termos de competitividade, em torno de geração de emprego e renda. Serão gerados mais de 130 mil empregos a cada ano por conta desta medida”.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos