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Primeiro navio de transporte de CO2 é lançado pela Mitsubishi com capacidade anual de 1,5 milhão de tonelada

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/03/2023 às 17:23
navio de transporte de CO2
navio de transporte de CO2 (foto/divulgação)

A Mitsubishi Shipbuilding lançou o primeiro navio de transporte de CO2, projetado especificamente como uma embarcação de demonstração para mostrar o potencial da tecnologia para uso em iniciativas de captura, armazenamento e reutilização de carbono.

Como parte de um esforço colaborativo mais amplo patrocinado pelo governo japonês, várias empresas estão trabalhando juntas neste projeto do navio de transporte de CO2. Seu objetivo é operar e demonstrar a embarcação, enquanto também pesquisa e comercializa a tecnologia necessária para o transporte de carbono.

Conheça mais detalhes do navio de transporte de CO2

No Shimonoseki Shipyard & Machinery Works Enoura Plant, no Japão, a embarcação de demonstração foi revelada durante a cerimônia de lançamento.  Com 236 pés de comprimento e capacidade de tanque de carga de 1.450 metros cúbicos, a embarcação deve iniciar viagens de teste e demonstração até o final de 2023.

A Mitsubishi começou a construir a embarcação em outubro de 2022, usando sua experiência na construção de transportadores de GNL e GLP. O estaleiro é responsável pelo projeto da embarcação, incluindo o sistema de contenção de carga e a tecnologia de manuseio de gás.

Após concluído, o navio será de propriedade da Sanyo Kisen e será alugado para a Japan Engineering Promotion Association (ENAA), uma das organizações envolvidas no projeto de demonstração. Eles instalaram e operaram um sistema de tanque de armazenamento marítimo de LCO2 para pesquisa e desenvolvimento do sistema.

A Organização de Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO) do Japão está organizando e patrocinando projetos de demonstração como parte de várias iniciativas para apoiar a comercialização de tecnologias de transporte de CO2. 

O Japão também patrocina o projeto Hydrogen Energy Supply Chain Technology Research Association (HySTRA) livre de CO2 e, no ano passado, demonstrou o primeiro veículo de transporte de hidrogênio liquefeito do mundo, o Swiss Border, em um projeto semelhante para apoiar o desenvolvimento do transporte de hidrogênio líquido.

Projeto do navio de transporte de CO2

O projeto de demonstração de transporte de CO2 é realizado como Dalian Shipbuilding Industry Co., Ltd. A Dalian Shipbuilding Industry Corporation (DSIC), com sede na China, também iniciou a construção dos primeiros veículos comerciais de transporte de CO2 projetados para apoiar esquemas de captura e armazenamento. As embarcações de 426 pés estão encomendadas no final de 2021 pela Northern Lights, uma joint venture entre Equinor, Shell e TotalEnergies.

Com sede na Noruega, a Northern Lights planeja começar a transportar e armazenar carbono em meados de 2024, com a primeira fase de operações tendo capacidade anual de 1,5 milhão de toneladas de CO2. Os primeiros cortes de aço para os dois navios serão concluídos em novembro de 2022, cada um com uma carga de CO2 de 7.500 metros cúbicos. Espera-se que esses maiores transportadores comerciais de CO2 sejam entregues em 2024.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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