1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Primeiro carro 100% elétrico da Toyota pode ser recarregado com energia solar
Tempo de leitura 3 min de leitura

Primeiro carro 100% elétrico da Toyota pode ser recarregado com energia solar

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/11/2021 às 12:36
Toyota - carro - elétrico - carro 100% elétrico - energia solar
Novo SUV a Toyota pode chegar ao Brasil em breve – credito: Quatro rodas/Divulgação

Primeiro carro 100% elétrico da Toyota, conhecido como bZ4X, conta com 218 cavalos e utiliza energia solar para recarregar sua bateria. O carro elétrico será lançado no mercado, no próximo ano

Após aparecer como um conceito em janeiro, no Salão de Xangai, o novo carro elétrico da Toyota em parceria com a Subaru, teve mais informações anunciadas. O carro 100% elétrico chamado de bZ4X, conta com placas de energia solar no teto e um visual futurista e será lançado em meados de 2022, sendo o primeiro carro da família bZ, que ganhará mais seis modelos totalmente elétricos.

Leia também

Com design inovador e tecnologia de última geração, Toyota revela o seu primeiro modelo 100% eletrico

Toyota bZ4x 2022 O TOYOTA SUV QUE VOCÊ ESPERAVA? – créditos: Reprodução/Youtube

O novo carro elétrico da Toyota que possuirá painéis de energia solar, tem um visual praticamente igual ao da versão “conceito”. Na dianteira, a Toyota destaca o foco no formato fino do para-choque e na aerodinâmica.

Chamado de tubarão-martelo, o seu perfil dianteiro é formado pelos faróis de led de forma angular interligados por uma barra com acabamento na cor da carroceria. Na lateral do carro elétrico, há uma linha de cintura alta e a carroceria tem pintura de dois tons. Visualmente, o novo carro 100% elétrico se assemelha ao RAV4. Na traseira, conta com lanternas de led, também ligadas por uma barra que trazem um aplique em black piano.

No teto, o novo modelo da Toyota conta com um painel solar que gera eletricidade para uma autonomia de 1.800 km, capacitando o modelo a recarregar onde não há estações de carregamento.

Novo carro elétrico da Toyota recarregado com energia solar terá 218 cavalos de potência

De começo, o novo bZ4X contará com duas opções de motorização. A primeira com tração dianteira, conta com apenas um motor elétrico de 204 cavalos. Segundo a montadora, o modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já a segunda opção, conta com tração integral e traz dois motores elétricos, um em cada eixo do carro. Juntos, dão ao modelo 218 cavalos de potência, fazendo com que o modelo vá de 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

De acordo com a Toyota, o alcance do carro 100% elétrico é de 500 km na versão com tração apenas dianteira e 480 km na opção com tração nas quatro rodas. Contando com tecnologias de carregamento rápido e energia solar, o modelo carrega até 80% da carga total em apenas meia hora.

Além disso, o modelo pode ser utilizado como fonte de alimentação externa, fornecendo energia elétrica para eletrodomésticos, casas e atividades ao ar livre.

Novo carro 100% elétrico da Toyota chegará ao mercado em meados de 2022

Com planos de ser neutra em emissões de CO2 até 2050, a Toyota planeja lançar 70 modelos elétricos até 2025, sejam eles totalmente elétricos a bateria, híbridos ou por célula de hidrogênio. Desse total, o novo Toyota bZ4X é o primeiro modelo da família Beyond Zero.

O carro 100% elétrico da marca será lançado em 2022, e deve ser fabricado na China e no Japão, chegando logo após aos mercados da Europa e EUA. Já no Brasil, o novo carro elétrico não tem previsão de chegada.

Oficialmente, a multinacional não comenta sobre a chegada do SUV, mas como não pretende eletrificar toda a linha de modelos no Brasil nos próximos seis anos é provável que o novo carro 100% elétrico, que utiliza energia solar, chegue ao mercado nacional sendo comercializado acima do Toyota RAV4.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos