O primeiro caça F39 Gripen está sendo montado na Embraer, marcando a parceria entre a fabricante sueca Saab e a empresa brasileira na produção de aeronaves de quarta geração para a Força Aérea Brasileira.
A Saab, renomada fabricante sueca de aeronaves, está mostrando o primeiro caça F39 Gripen sendo montado na Embraer. Esse evento marca um passo importante na parceria entre as duas empresas e um momento histórico para a Força Aérea Brasileira .
O F39 Gripen é uma aeronave de quarta geração, projetada para atender às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). No dia 9 de maio de 2023, a Saab do Brasil compartilhou uma imagem do primeiro caça F39 Gripen sendo montado na linha de produção da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, SP. Esse é o primeiro Gripen produzido fora da Suécia e será destinado à FAB.
A linha será responsável pela produção de 15 unidades para a Força Aérea Brasileira
A publicação da Saab nas redes sociais celebra a abertura da linha de montagem do F39 Gripen, destacando que é a única fora da Suécia e a primeira na América Latina a fabricar caças supersônicos. A linha será responsável pela produção de 15 unidades para a Força Aérea Brasileira, além de poder atender futuras demandas do Brasil ou da região.
- Aeronave futurista que desafia padrões tradicionais já chama atenção no mundo da aviação!
- Inaugurada em Minas Gerais a nova maior fábrica da América Latina para produção de rações e suplementos minerais com previsão de gerar centenas de empregos
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
Em 2014, ao assinar a compra de 36 Gripens (28 F39E e 8 F39F de dois assentos), a FAB também garantiu um pacote abrangente de transferência de tecnologia para a indústria de defesa nacional. A produção das aeronaves no Brasil foi uma parte fundamental desse contrato.
FAB já recebeu oito F39 Gripen
Além de abrigar a linha de montagem, as instalações da Embraer em Gavião Peixoto também são sede do centro de ensaios em voo do Gripen (Gripen Flight Test Center – GFTC) e do centro de projetos e desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN). Este último é descrito pela Saab como o ponto central da transferência de tecnologia do programa Gripen brasileiro, integrando empresas, órgãos governamentais e parceiros envolvidos no programa, especialmente a Embraer.
Até o momento, a Força Aérea Brasileira já recebeu oito F39 Gripen, com sete aeronaves operacionais (FAB 4100 a 4107) e uma unidade dedicada a testes e certificações. A entrega do primeiro Gripen montado no Brasil está prevista para 2025, marcando um avanço significativo na capacidade de defesa e na indústria aeroespacial do país.