1. Início
  2. /
  3. / A primeira usina de dessalinização de grande porte será construída no Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura

A primeira usina de dessalinização de grande porte será construída no Brasil

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 20/01/2019 às 13:30
Atualizado em 01/02/2019 às 14:27

Sem categoria

Obras em Usina de Dessanilização ArcelorMittal
A ArcelorMittal vai utilizar tecnologia de dessalinização usada em Israel para captação de água para abastecimento de sua siderúrgica no Espirito Santo, sinalizando obras e empregos.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A ArcelorMittal vai utilizar tecnologia de dessalinização usada em Israel para captação de água para abastecimento de sua siderúrgica no Espirito Santo, sinalizando obras e empregos.

A ArcelorMittal SA (MT.AS), a maior siderúrgica do mundo, deve construir sua primeira unidade de dessalinização no Brasil para atender a necessidades imprevistas de água em sua fábrica no leste do Espírito Santo, disseram executivos sêniores em uma entrevista na sexta-feira. A unidade visa reduzir a dependência da empresa em relação à empresa estatal de abastecimento de água Cesan e evitar cortes de produção em épocas de crise hídrica, como o estado sofreu em 2015 e 2016, disse Jorge Ribeiro, presidente de Operações da Divisão Brasileira de Aços Planos da ArcelorMittal.

Embora a usina seja a primeira da ArcelorMittal, as instalações de dessalinização já se tornaram instalações em algumas siderúrgicas rivais e em várias operações de mineração, que tendem a ser intensivas em água.

A empresa está na fase final de escolher uma empresa para construir a fábrica, disse Ribeiro, acrescentando que a decisão provavelmente será tomada no próximo mês, com empresas da Índia, dos Estados Unidos e da Espanha entre as interessadas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O investimento previsto é de cerca de 50 milhões de reais (US $ 13,32 milhões) e o projeto deve começar a operar em dois anos, disse ele.

Em um módulo inicial, a usina será capaz de dessalinizar 500 metros cúbicos (132.100 galões) de água do mar por hora.

“É um processo modular, mais módulos podem ser adicionados no futuro”, disse Ribeiro.

O presidente-executivo da ArcelorMittal Brasil, Benjamin Baptista Filho, observou que durante a crise hídrica de 2015 no Espírito Santo, a empresa recebeu uma declaração do governo do estado para reduzir o consumo da Cesan em 30%.

“O que estamos fazendo é seguro, porque se houver outro evento de racionamento, podemos responder … Se houver outro racionamento, sem a dessalinização, teríamos que interromper parte da produção”, afirmou Filho.

Segundo Filho, a usina de dessalinização será a primeira no Brasil a operar exclusivamente com água do mar. A usina usará tecnologia de osmose reversa e consumirá eletricidade produzida pela própria usina siderúrgica.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos