A petrolífera norueguesa Equinor retornou ao lucro no terceiro trimestre de 2018, registrando um lucro líquido de US $ 1,6 bilhão, comparado a um prejuízo líquido de US $ 478 milhões no ano anterior.
O lucro ajustado após impostos mais do que dobrou. Eles foram de US $ 2,0 bilhões no terceiro trimestre, acima dos US $ 0,8 bilhão no mesmo período do ano passado. “Preços mais altos para líquidos e gás, juntamente com alta produção, contribuíram para o aumento”, disse Equinor.
Ajustado para novos campos nas mudanças de produção e portfólio, os custos operacionais subjacentes e as despesas administrativas por barril aumentaram ligeiramente em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, principalmente devido a maiores paradas e preparação para o início de novos campos.
Um deles é o campo Oseberg Vestflanken 2 no Mar do Norte, que começou a produzir em meados de outubro através da plataforma Oseberg H (foto) – a primeira plataforma não tripulada na plataforma continental norueguesa.
- Culpa de quem? Números pioram e Brasil cai para 10ª maior economia do mundo; veja lista
- Crise nos Correios! Com prejuízo bilionário de R$ 2 bilhões, “taxa das blusinhas” é apontada como vilã ao derrubar importações e agravar a situação da estatal
- GOVBR convoca para vaga home office para quem deseja atuar diretamente de sua casa
- Sucessor do Blackbird! A aeronave hipersônica mais avançada dos Estados Unidos, é capaz de atingir impressionantes 7.350 km/h
Produção aumenta aos poucos
A Equinor entregou uma produção de capital total de 2.066 mboe por dia no terceiro trimestre, um aumento de 1% de 2.045 mboe por dia no mesmo período de 2017. “O aumento deveu-se principalmente ao início de novos campos, mudanças no portfólio e novos poços em operação, parcialmente compensados pela alta manutenção”, explicou a Equinor.
A partir do terceiro trimestre de 2018, a Equinor completou 15 poços exploratórios com sete descobertas comerciais. A avaliação da descoberta do Cape Vulture no trimestre confirmou a duplicação das reservas restantes em Norne, aumentando a vida e o valor do campo offshore da Noruega.
As despesas de exploração ajustadas no trimestre foram de US$ 239 milhões, abaixo dos US $ 416 milhões no mesmo trimestre de 2017, principalmente devido a uma maior taxa de capitalização e menor atividade de perfuração.
Olhando para o futuro, as despesas de capital orgânico para todo o ano de 2018 são estimadas em cerca de US $ 10 bilhões, uma redução dos planos originais. A Equinor espera que sua produção para 2018 seja de 1-2% acima do nível de 2017. Estima-se que a atividade de manutenção programada reduza a produção trimestral em aproximadamente 10 mboe por dia no quarto trimestre de 2018. No total, estima-se que a manutenção reduza a produção de capital em cerca de 35 mboe por dia para o ano de 2018.
Archer inicia novo capítulo na prestação de serviços de perfuração de plataformas para a Equinor
Em 1º de outubro de 2018, Archer fez a transição de quatro novas operações existentes para o contrato de "Plataformas de Serviços de Perfuração" com a Equinor, anteriormente concedido em…