A portuguesa Galp fechou dois acordos com as empresas Casa dos Ventos e SER Energia dos Ventos para a compra de 4,8 GW em projetos de geração de energia eólica no Brasil.
A portuguesa GALP anunciou nesta terça-feira (3) dois acordos com as empresas de energia renovável SER Energia dos Ventos e Casa dos Ventos para a compra de 4,8 GW em projetos de energia eólica no país. A carteira de ativos, que ainda está se desenvolvendo, tornará possível que a empresa mais do que dobre seu portfólio de energia renovável. O negócio entre as empresas também marca a ampliação da empresa rumo ao mercado de energia eólica no Brasil. Até então, a petrolífera portuguesa contava apenas com projetos de energia solar no Brasil.
Aquisição da GALP em energia renovável visa fomentar ainda mais a transição energética no Brasil
O acordo com a SER Energia abrange a compra de projetos de desenvolvimento de energia solar fotovoltaica, com uma capacidade total instalada de 4,6 GW pico. Já o contrato com a Casa dos Ventos inclui um cluster de 216 MW de parques de energia eólica em construção no Nordeste.
De acordo com o COO de energia renovável e novos negócios da empresa, Georgios Papadimitriou as transações, que não tiveram seus valores divulgados, representam um novo motor de expansão para a Galp, que atualmente é a terceira maior produtora de petróleo e gás do país.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
Em outubro do último ano, a empresa entrou no mercado nacional de geração de energia eólica, através de um acordo com a SER Energia também para a compra de 594 MW em projetos solares em construção no Rio Grande do Norte e na Bahia. Agora a companhia está ampliando sua atuação no segmento, incorporando projetos de energia eólica e novos projetos de energia solar.
Galp também é um dos principais produtores de energia solar na Península Ibérica
De acordo com nota de Georgios Papadimitriou, o Brasil dinamizou a expansão da empresa nos últimos 12 anos, através de projetos no pré-sal, entretanto os novos contratos do setor de energia renovável permitem que a empresa adicione um novo motor de expansão.
A petrolífera já é uma das maiores geradoras de energia solar da Península Ibérica, com uma capacidade instalada de 1,2 GW em operação. Com o novo portfólio de projetos adquirido em território brasileiro, a carteira de energias renováveis da empresa agora totaliza 9,6 GW em diversas fases de desenvolvimento no Brasil, Portugal e Espanha. A empresa tem como objetivo, expandir sua capacidade de produção de energias renováveis para 4 GW até 2025 e 12GW até a próxima década.
Sobre a empresa
A Galp é uma empresa de energia que explora, produz e desenvolve petróleo e gás natural em quatro continentes. Ao todo, a empresa é composta por 11 geografias, 50 nacionalidades e 7 mil experiências.
A companhia se abre ao mundo, ganha novas perspectivas e antecipa um futuro mais sustentável, sendo assim, é por isso que a empresa defende a diversidade e promove oportunidades em diversas áreas de negócio. Em um mundo acelerado em busca de novas fontes de energia, o Brasil é uma peça chave na resposta às necessidades energéticas do mundo.
A Gap está presente no país por meio de sua subsidiária Petrogal Brasil, pioneira no avanço do pré-sal por meio do Campo Tupi. Atualmente a empresa participa de mais de 25 projetos no país, sendo uma das empresas de Oil & Gas que mais investe na transição energética para fontes renováveis. A Petrogal Brasil tem também a Sinopec como sua acionista um dos maiores grupos de energia do mundo.