1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Portuguesa GALP adquire projetos de energia renovável para desenvolvimento no Brasil, expandindo sua atuação no segmento eólico do país
Tempo de leitura 3 min de leitura

Portuguesa GALP adquire projetos de energia renovável para desenvolvimento no Brasil, expandindo sua atuação no segmento eólico do país

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/05/2022 às 10:20
GALP - energia eólica - energia renovável - Casa Dos Ventos -
Plantas de energia eólica em Vila do Bispo 01/03/2006REUTERS/José Manuel Ribeiro

A portuguesa Galp fechou dois acordos com as empresas Casa dos Ventos e SER Energia dos Ventos para a compra de 4,8 GW em projetos de geração de energia eólica no Brasil.

A portuguesa GALP anunciou nesta terça-feira (3) dois acordos com as empresas de energia renovável SER Energia dos Ventos e Casa dos Ventos para a compra de 4,8 GW em projetos de energia eólica no país. A carteira de ativos, que ainda está se desenvolvendo, tornará possível que a empresa mais do que dobre seu portfólio de energia renovável. O negócio entre as empresas também marca a ampliação da empresa rumo ao mercado de energia eólica no Brasil. Até então, a petrolífera portuguesa contava apenas com projetos de energia solar no Brasil.

Aquisição da GALP em energia renovável visa fomentar ainda mais a transição energética no Brasil

O acordo com a SER Energia abrange a compra de projetos de desenvolvimento de energia solar fotovoltaica, com uma capacidade total instalada de 4,6 GW pico. Já o contrato com a Casa dos Ventos inclui um cluster de 216 MW de parques de energia eólica em construção no Nordeste.

De acordo com o COO de energia renovável e novos negócios da empresa, Georgios Papadimitriou as transações, que não tiveram seus valores divulgados, representam um novo motor de expansão para a Galp, que atualmente é a terceira maior produtora de petróleo e gás do país.

Em outubro do último ano, a empresa entrou no mercado nacional de geração de energia eólica, através de um acordo com a SER Energia também para a compra de 594 MW em projetos solares em construção no Rio Grande do Norte e na Bahia. Agora a companhia está ampliando sua atuação no segmento, incorporando projetos de energia eólica e novos projetos de energia solar.

Galp também é um dos principais produtores de energia solar na Península Ibérica

De acordo com nota de Georgios Papadimitriou, o Brasil dinamizou a expansão da empresa nos últimos 12 anos, através de projetos no pré-sal, entretanto os novos contratos do setor de energia renovável permitem que a empresa adicione um novo motor de expansão.

A petrolífera já é uma das maiores geradoras de energia solar da Península Ibérica, com uma capacidade instalada de 1,2 GW em operação. Com o novo portfólio de projetos adquirido em território brasileiro, a carteira de energias renováveis da empresa agora totaliza 9,6 GW em diversas fases de desenvolvimento no Brasil, Portugal e Espanha. A empresa tem como objetivo, expandir sua capacidade de produção de energias renováveis para 4 GW até 2025 e 12GW até a próxima década.

Sobre a empresa

A Galp é uma empresa de energia que explora, produz e desenvolve petróleo e gás natural em quatro continentes. Ao todo, a empresa é composta por 11 geografias, 50 nacionalidades e 7 mil experiências.

A companhia se abre ao mundo, ganha novas perspectivas e antecipa um futuro mais sustentável, sendo assim, é por isso que a empresa defende a diversidade e promove oportunidades em diversas áreas de negócio. Em um mundo acelerado em busca de novas fontes de energia, o Brasil é uma peça chave na resposta às necessidades energéticas do mundo.

A Gap está presente no país por meio de sua subsidiária Petrogal Brasil, pioneira no avanço do pré-sal por meio do Campo Tupi. Atualmente a empresa participa de mais de 25 projetos no país, sendo uma das empresas de Oil & Gas que mais investe na transição energética para fontes renováveis. A Petrogal Brasil tem também a Sinopec como sua acionista um dos maiores grupos de energia do mundo.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos