1. Início
  2. / Indústria
  3. / Porto de Santos sofre com falta de mão de obra qualificada; saiba o que você precisa ter para conseguir um emprego no setor
Tempo de leitura 3 min de leitura

Porto de Santos sofre com falta de mão de obra qualificada; saiba o que você precisa ter para conseguir um emprego no setor

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 26/04/2021 às 09:55
Porto de Santos - mão de obra - empregos
Foto: Site Porto de Santos

Setor portuário sofre com a falta de mão de obra qualificada para ocupar cargos de inovação tecnológicas nos portos. Porto de Santos é um grande exemplo.

Localizado na cidade litorânea de Santos, o Porto de Santos é um dos mais importantes do continente. Com tamanha estrutura, logística e tecnologia, o local precisa dos melhores profissionais e muita mão de obra qualificada. Entretanto, o Porto de Santos está tendo muitas dificuldades para encontrar profissionais capacitados, que possuam os conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de tecnologias e novas soluções logísticas. Com isso, muitas vagas de empregos continuam desocupadas por falta de mão de obra.

Com a concorrência entre outros terminais portuários, o Porto de Santos exige mão de obra bastante qualificada para executar tecnologias, que possam vir a resolver os problemas apresentados. Geralmente os especialistas do Porto trabalham em cima de uma problemática, buscando técnicas e aprimoramentos para aumentar a sua eficiência e automação.

Em artigo publicado na A Tribuna, Ricardo Pupo Larguesa, sócio fundador da T2S Tecnologias, afirma estarem em falta no mercado cursos de qualificação para aprimorar os trabalhadores para desenvolverem os serviços, por isso a dificuldade em conseguir mão de obra qualificada para ocupar as vagas de empregos.

Na pandemia, a demanda aumentou e o problema (de falta de pessoal) ficou ainda mais evidente. O setor portuário não pode parar e as empresas precisaram de mais sistemas e de adequações para que os de uso interno pudessem ir para fora, já que os profissionais estavam em home office. Foi um esforço de segurança e infraestrutura“.

Como se qualificar e conseguir oportunidades de empregos em Portos em todo o Brasil

Ricardo também ressaltou um problema bem presente nos candidatos, destacando que muitas pessoas se animam quando veem que o mercado está aquecido e pagando um bom salário, entretanto, ele destacou que é necessário possuir um conhecimento base em matemática, lógica e inglês.

Porto de Santos não é o único que possui dificuldades em encontrar profissionais capacitados

Marco Riveiros, CEO da Zero Treze Innovation, destacou um estudo que projeta a demanda de 70 mil profissionais qualificados anualmente para o setor portuário. Todavia, o Brasil só possui 46 mil pessoas sendo formadas anualmente com capacidade para assumir esses postos de trabalho. Ele destacou que a escassez de mão de obra é uma demanda global.

Luiz Simões, diretor de tecnologia da Modalgr, informou que a empresa possui 50 vagas abertas, mas que ainda não encontrou mão de obra qualificada para ocupar as vagas de empregos.

Vander Serra Abreu, diretor da IPort Solution, destaca que a pandemia impede visitas técnicas das universidades nos Portos, dificultando ainda mais a formação de novos profissionais. Ele ainda afirmou que sente a falta de cursos nas Universidades com estudos para soluções na área portuária.

Serra ainda aconselhou: o profissional que quiser um emprego nesta área tem que ter no seu sangue inovação tecnológica. Além disso, é necessário saber ou querer aprender sobre as áreas que ainda precisam ser automatizadas.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos