Consequências geradas no polo naval de Itajaí e região pelo novo coronavírus


Consequências geradas no polo naval de Itajaí e região pelo novo coronavírus

Setor naval de Itajaí em Santa Catarina, sofre os primeiros impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, entenda o que afetou na região.

Por medida de prevenção ao novo coronavírus, o polo naval de Itajaí e região aplicará restrições e tomará ações nos próximos sete dias. Petroleiros ameaçam fazer greve, risco de contaminação pelo coronavírus nas plataformas “é muito grande”, afirma FUP

Leia também

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na última terça-feira (17), por conta do estado ter registrado 14 pessoas infectadas com o COVID-19, além de mais 200 casos suspeitos. Confira abaixo como a nova medida irá influenciar no polo naval da região.

Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí

Por medida de prevenção ao novo coronavírus a Delegacia dos Portos em Itajaí interrompeu para este ano todos os Cursos do Ensino Profissional Marítimo durante o ano de 2020 além de suspender temporariamente o atendimento ao público.

Também não haverá  as avaliações para obtenção das habilitações de Arrais Amador, Mestre Amador e Motonauta. Será lançado uma nova grade com as novas datas de cada curso e dos exames, quando a pandemia se normalizar.

Navios de Cruzeiro

A prefeitura municipal de Balneário Camboriú, impediu no último domingo (15), que passageiros do Costa Fascinosa no atracadouro da Barra Sul desembarcassem. Ontem (17), o  navio MSC Seaview também foi impedido de atracar na região.

Ferry-Boat

Também estará suspensa por sete dias devido ao decreto estadual a travessia entre Navegantes e Itajaí via balsa (ferry-boat). A última travessia  está prevista para hoje (18) às 21:00 horas.  Nesse período haverá uma balsa a fim de atender somente situações de emergência.

Juntos Pelo Rio

Por conta de 1000 pessoas dispostas a participar do evento de limpeza da foz do rio Itajaí no próximo sábado (21), o evento foi cancelado, por medida de segurança à saúde dos voluntários. Uma nova data será anunciada em breve.

Porto de Itajaí

As atividades no porto de Itajaí continuam normais. Representantes de empresas envolvidas  nas atividades portuárias, entidades e ANVISA vem se reunindo frequentemente a fim de formular e atualizar o plano de contenção do novo coronavírus.

Para evitar a circulação de pessoas na parte administrativa do porto de itajaí, foi emitido ontem (17) uma nota oficial informando que todos os protocolos externos serão recebidos por meio digital, no qual devem ser encaminhados para o email: [email protected]

SINDIPI

Nos próximos sete dias o atendimento no Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região acontecerá em horário comercial apenas por email e telefone.  Para mais informações, clique aqui para acessar todos os contatos pertinentes aos setores do Sindipi.

Manobras testes na nova bacia de evolução

Até o momento, as operações portuárias e suas respectivas escalas de navios estão mantidas, sempre com o acompanhamento da ANVISA. Sendo assim, as manobras testes na nova bacia de evolução devem seguir em ritmo normal, com a 10ª manobra devendo acontecer amanhã, quinta-feira (19) com o navio VALENCE.

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄

Flavia Marinho

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.