A Marinha do Brasil homologou o Porto de Santos a receber navios de 366 metros, que antes recebia embarcações de penas 340 m
O porto de Santos foi homologado pela Marinha do Brasil para receber navios de 366 metros, sendo o maior complexo a receber esse tipo de embarcações na Costa Leste da América do Sul. A homologação ocorreu na sede da Autoridade Portuária de Santos, no litoral do estado de São Paulo. O complexo santista só recebia navios de até 340 metros.
Confira ainda outras notícias do dia de hoje:
- SENAI oferta 120 vagas gratuitas em cursos de qualificação para eletricista, torneiro e mecânico, no PA
- Petrobras assina contrato para venda de campos terrestres do Polo Miranga, na Bahia
- Brasil se consagra como o maior mercado de caminhões da alemã Mercedes-Benz. Empresa investirá mais R$ 800 milhões até 2022
- Logística – JSL efetua compra de transportadora por R$ 97 milhões
Atualmente, os navios que o porto santista pode receber têm até 340 metros de comprimento e capacidade para cerca de 9.000 TEU. Com a autorização, considerando um navio porta-contêineres (novo Panamax) com 366 metros de comprimento e 52 metros de largura, a capacidade pode ser aumentada para 14.000 TEU.
Processo de homologação:
Esse processo envolveu também a Universidade de São Paulo (USP) e a Praticagem do estado, que estudaram e realizaram simulações de manobrabilidade, interações hidrodinâmicas e planos de atracação, que comprovaram a viabilidade de um navio desse porte no canal de navegação.
-
Com um contrato de US$ 1 bilhão até 2029, a Petrobras garante o fornecimento de tubos e fortalece a produção da Vallourec no Brasil
-
A Embraer tem pedidos para 2026 e 2027, mas atrasos na entrega de fuselagens da Europa devem adiar a meta de 100 jatos anuais
-
Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro
-
A gigantesca fábrica de caças F-35, a maior do mundo — 1,6 km, 156 jatos por ano, US$ 2 trilhões e impacto bilionário na economia americana
Os pesquisadores consideraram a profundidade atual do canal de 15 metros e a profundidade futura de 17 metros, adequadas para navios com menos de 15.000 TEU. A BTP (Brasil Terminal Portuário), a DP World e Santos Brasil realizaram estudos sobre a manobrabilidade e viabilidade de navios desse porte chegarem aos seus terminais.
Movimentação de cargas:
A SPA informou que a autorização amplia o papel de Santos como hub portuário na América do Sul. De acordo com o plano, o complexo portuário santista já se prepara para a ampliação do transporte de contêineres, prevê a ampliação do terminal existente e planeja outros dois destinos, a margem direita do Saboó, uma para terminais portuários e o outro para o retroportuário.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.