Porsche se esforça para fazer ‘e-gas’ neutro em carbono ou de forma direta – uma espécie de gasolina sem petróleo
A Porsche não tem planos de fazer uma versão elétrica de seus icônicos carros esportivos, mas em compensação almeja desenvolver uma nova gasolina sem a necessidade de petróleo.
Leia também
O que fazer quando os países começarem a banir carros movidos a gasolina feita com base de petróleo?
A resposta da Porsche: gasolina “sintética” neutra em carbono, ou seja sem petróleo em sua composição que poderia abastecer motores a gás em qualquer carro, não apenas em Porsches.
Por meio de um novo projeto piloto que a fabricante alemã de automóveis de alto desempenho anunciou na quarta-feira, os moinhos de vento no Chile forneceriam eletricidade para transformar água em combustível hidrogênio e oxigênio. Como parte do mesmo processo, o dióxido de carbono seria filtrado do ar. O hidrogênio e o dióxido de carbono seriam combinados para formar o metano, a ser reformulado como um substituto da gasolina a base de petróleo. Como o dióxido de carbono já estava no ar, as emissões resultantes do tubo de escape não adicionariam gases de efeito estufa à atmosfera.
-
Duplicação de rodovia entre Paraná e Santa Catarina avança com oito empresas interessadas em licitação milionária
-
O sudeste do Brasil receberá o maior condomínio logístico do país: um projeto de R$ 2 bilhões com mais de 620 mil m², atraindo gigantes do setor e gerando empregos
-
De café a fertilizantes: expansão milionária do Terminal de Vila Velha coloca o Espírito Santo no mapa da logística global
-
Após décadas no papel e R$ 8,2 bi gastos, Transnordestina já tem marcado seu ‘mês de estreia’ para levar grãos do Piauí ao Ceará e acena com escoamento por Pecém
Porsche almeja grandes objetivos futuros com a sua nova gsolina
O objetivo da Porsche com a sua nova gasolina sem necessidade de petróleo é “mostrar o que é tecnicamente possível”, disse Michael Steiner, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, de modo que o chamado e-gás possa ser amostrado pelos motoristas e avaliado pelos reguladores enquanto os governos reprimem os gases do efeito estufa para enfrentar as mudanças climáticas . O local do Chile foi escolhido porque oferece vento bastante estável e confiável.
As tecnologias subjacentes ao projeto da Porsche já foram comprovadas e bem compreendidas. A água foi transformada em hidrogênio e oxigênio por décadas, por meio do processo de eletrólise. Os engenheiros têm décadas de experiência em transformar metano em combustível semelhante à gasolina também. O aumento da capacidade da energia solar e eólica torna possível um processo neutro em carbono.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.