A empresa automobilística Porsche, em parceria com a Siemens Energy e a Exxon, está indo por um caminho diferente das outras empresas e encontrou uma forma de produzir uma gasolina que, segundo a empresa, tem a mesma eficiência que um carro elétrico
Enquanto outras empresas no setor automobilístico tentam a todo custo criar carros elétricos, Porsche, Siemens Energy e Exxon estão seguindo seu próprio caminho, trabalhando em uma nova gasolina que tem um potencial para ser menos poluente do que um carro elétrico.
Leia também
A nova gasolina da Porsche, Siemens e Exxon
A ideia de que uma gasolina que será queimada pode ser mais eficiente do que carros elétricos parece coisa de outro mundo, tendo em vista que o cenário atual está fazendo essa transição dos modelos convencionais aos elétricos, mas é importante lembrar que, nesse setor, vale a pena averiguar e testar cada parte para que nenhuma solução que possa contribuir com a redução de poluentes passe despercebida. A nova gasolina da Porsche recebeu o nome de eFuel e seu objetivo é atingir 85% de redução nas emissões do poluente dióxido de carbono.
De acordo com a empresa, essa é a redução média dos carros elétricos, variando de acordo com o local onde o consumidor mora e a fonte utilizada para a geração de energia elétrica.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Vitória do petróleo e gás? Empresas petrolíferas estão se afastando da energia verde e faturando BILHÕES com combustíveis fósseis
- Petrobras choca o mundo ao prometer TRANSFORMAR o Brasil com investimento de US$ 111 BILHÕES e geração de milhares de empregos! Será a virada do país?
O processo de geração da gasolina que promete superar os carros elétricos utiliza fontes de energia limpas para quebrar o hidrogênio da água e, logo depois, mover o composto para um processo que resulta em gasolina artificial. A ideia não é precisamente nova, mas sim uma “atualização” de um processo conhecido como Fischer-Tropsch, criado no início dos anos 1920.
A nova gasolina que promete ser melhor que os carros elétricos pode chegar com um preço acessível e que cabe no bolso dos consumidores
Para desenvolver a gasolina, a Porsche tem trabalhado em parceria com a Siemens Energy e a Exxon para iniciar a produção da nova eFuel. A fábrica responsável pela produção se chama Haru Oni, que ficará ao lado de um parque eólico na cidade de Magallanes, no sul do Chile. Vale ressaltar que a fábrica e o parque serão inaugurados em 2022.
O primeiro lote da gasolina da Porsche terá um total de aproximadamente 34 mil galões, mas até 2026 o número será aumentado para 145 milhões. O número, apesar de parecer alto, significa 0,1% do que é consumido apenas nos Estados Unidos em um ano. Só no ano de 2020 foram queimados 124 bilhões de galões de gasolina pelos estadunidenses.
Conhecendo melhor a Porsche
Com a missão de gerar vantagens em relação aos concorrentes com resultados incríveis, a Porsche pensa e age de forma estratégica, sempre focando em seus consumidores. A empresa fundada por Ferdinand Porsche em 25 de abril de 1931 já possui quase 100 anos e 12 escritórios espalhados pelo o mundo.