A aquisição que agitou a bolsa nesta sexta-feira, 15, foi a do Extra Hiper pelo Assaí. O Grupo Pão de Açúcar vendeu ao Assaí Atacadista 71 unidades da marca Extra Hiper pelo valor de R$ 5,2 bilhões.
O Grupo Pão de Açúcar, deixou um pouco de lado o ramo de hipermercados após vender 71 unidades da marca Extra Hiper para o Assaí Atacadista no valor de R$ 5,2 bilhões. Não foram vendidas todas as lojas Extra Hiper, ainda sobraram 32 que devem ser convertidas em unidades de outros formatos pelo Grupo Pão de Açúcar.
Leia outras notícias relacionadas
Formato de hipermercados do Grupo Pão de Açúcar passava por dificuldades
De acordo com o CEO do GPA, Jorge Faiçal, a venda foi feita porque o formato de hipermercado já estava enfrentando dificuldades há algum tempo. Segundo o CEO, hipermercado, como o Extra, é um formato cheio de empasses com inflação e perda de clientes há uma década.
Segundo Faiçal, o aumento de custo dos alimentos e outros produtos fez com que os clientes deixassem de ir às lojas do Extra e optassem pelo formato atacarejo, que junta os dois formatos e tem opções mais vantajosas.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Com a inflação a dois dígitos desde o último ano, a migração ficou ainda mais intensa. Para Faiçal, o formato de hipermercado já não fazia sentido ao Grupo Pão de Açúcar. Por ser uma loja cara de se manter, precisava de vendas muito altas por m² para se sustentar. Com a venda das unidades do Extra para o Assaí Atacadista, o GPA também se despede dos itens eletrônicos e roupas. Deve manter a comercialização de produtos para casa, chinelos e mesa e banho.
Assaí Atacadista afirma que produtos são mais baratos no Atacarejo
O Assaí compõe o mesmo grupo controlador, o francês Casino, e até o mês de março, era uma das marcas do Grupo Pão de Açúcar. As empresas anunciaram a cisão há mais de um ano e em março o Assaí atacadista estreou na Bolsa com o código ASAI3.
Segundo o presidente do Assaí atacadista, Belmiro Gomes, os produtos em um atacarejo chegam a ser 15% mais baratos do que em um hipermercado. De acordo com o presidente, com a pressão maior por preço e com a queda de renda, o formato de atacarejo é mais procurado.
Os consumidores escolhem marcas e lojas mais baratas e uma diferença de 15% em uma conta de R$ 600 chega a R$ 90. A família poderá adicionar outros itens no carrinho que não poderiam ser colocados antes.
Extra Hiper não sairá de cena
Até 2024, o Grupo Pão de Açúcar pretende inaugurar 100 novas lojas Minuto Pão de Açúcar e mais 100 Lojas Pão de Açúcar, formato de unidades pequenas e de proximidade, além de fazer a reforma de 185 lojas já construídas.
Sendo assim, a equipe de expansão e obras irá triplicar. O grupo também investirá em vendas online. O GPA deixou claro que a marca Extra continuará existindo, e Faiçal afirma que a ampliação dela passa por eventuais compras de redes regionais.
Segundo o CEO, para entrar em Belo Horizonte, por exemplo, seriam necessárias dezenas de lojas com a marca Extra, enquanto precisaria apenas 3 lojas com a marca Pão de Açúcar.