Unidades offshore que empregavam cerca de 10 mil pessoas no Rio Grande já estão sendo cortadas. Sindicato protesta
[supsystic-social-sharing id=’1′]Não é sensacionalismo por mais inacreditável que esta notícia possa parecer. Inacreditavelmente, a Petrobras vendeu as unidades P-71 e P-72 para desmanche. As plantas, elaboração, grana investida tudo que foi comprado e incontáveis meses de trabalho, simplesmente estão se transformando em ferro fundido neste momento no estaleiro da Ecovix no Rio Grande do Sul. A empresa que está realizando os cortes é a Gerdau depois de vencer a licitação a pouco tempo atrás. Pedro Parente já vem sinalizando a algum tempo que tomaria esta decisão a fim de conter custos. Muitos protestas porque essas obras guarneciam trabalhos para cerca de 10 mil profissionais.
O Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande e São José do Norte já estavam prevendo também essa “guilhotina misericordiosa” por parte da Petrobrás na indústria naval gaúcha. Benito Gonçalves, que é presidente do sindicato local, diz que é uma verdadeira violação a nação e que está lesando diretamente trabalhadores, pais e mães de família no RS. O sindicato já entrou com uma ação judicial requisitando explicações que justificam este desmonte. Se o problemas era tecnologia para o reaproveitamento dessas unidades, por que a Petrobras não considerou a interesse da COSCO, empresa chinesa que estava desejando assumir essas plataformas e tocar o restante da obra.
Vejam o trecho retirado do site Petro Notícias
“Benito Gonçalves, mostra toda irritação ao falar sobre este problema: “Há que se considerar toda qualificação desse pessoal, todo esforço para se transformar em metalúrgico e jogar a gente no lixo, junto com estas peças. Nada justifica utilizar um material já trabalhado para ser vendido como sucata”.
- Com salários de até R$ 8,4 mil, novo concurso Cisru 2025 oferece 118 vagas de níveis médio, técnico e superior em MG
- Revolução das motos de 2025: Conheça os 5 modelos que vão dominar as estradas do Brasil e da Europa!
- Capacitação Gratuita! Sanepar oferece curso gratuito de encanador para profissionais que desejam aprimorar suas técnicas
- Governo Lula quer emitir dívida na China: plano inédito com impacto no futuro econômico do Brasil
Esta decisão é o ápice do descaso da Petrobrás e do governo federal, através do Ministério das Minas e Energia, com o polo naval gaúcho. A estatal descontinuou uma série de encomendas que fez ao Estaleiro Rio Grande. A Gerdau levará todo material para alguma das suas usinas siderúrgicas localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.” Fonte: Petronotícias