Petroquímica Braskem lançará ainda neste mês, um portfólio de impressão 3D

Roberta Souza
por
-
20-10-2020 08:52:32
em Refinaria e Termoelétrica
Petroquímica, Braskem, impressão 3D Petroquímica Braskem

A Braskem, petroquímica brasileira, irá lançar portfólio de impressão 3D ainda neste mês, na América do Sul

A Braskem, empresa petroquímica, vai lançar uma série de produtos em outubro, entre eles um produto próprio para a indústria de manufatura de aditivos, a impressão 3D. De acordo com a empresa, o departamento tem ajudado a responder com a produção de máscaras, devido a pandemia recente do coronavírus. Além das máscaras, há componentes de respiradores mecânicos.

Leia também outras notícias do dia:

A empresa informa que “As soluções da Braskem a partir de polipropileno (PP) se mostraram atraentes e ideais à manufatura aditiva, com base na reciclabilidade, resistência ao impacto e estabilidade dimensional da matéria-prima, que tem recursos de dobradiça duráveis e também uma densidade mais baixa do que outros tipos de plásticos”.

O PP utilizado para impressão 3D vem na forma de pellet e filamento, ambos produzidos no Brasil e em pó. Além disso, o produto pode ser usado em impressoras 3D industriais e computadores desktop.

Os diâmetros dos filamentos de PP da Braskem são 1,75 e 2,85 mm. Segundo a petroquímica, o pó de polipropileno foi desenvolvido em cooperação com a subsidiária da EOS América ALM e é utilizado no processo de síntese seletiva a laser. O produto PP em forma de pellet foi desenvolvido em cooperação com a Titan Robotics, com foco na plataforma de extrusão de pellet inovadora Atlastm em escala industrial.

Fabio Lamon, gerente de Inovação e Tecnologia para Manufatura Aditiva da Braskem, disse que “A manufatura aditiva, por si só, é um processo cuja natureza é de não desperdício, pois se baseia na fabricação de uma peça tridimensional por meio da adição de camadas de matéria-prima a partir de um arquivo digital 3D, o que viabiliza a liberdade total de formato e elimina as perdas e os resíduos comuns em diversos processos tradicionais de fabricação”.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe