Sonda ODN I da Ocyan volta a fazer campanha de perfuração no campo de Sagitário, da Petrobras, cinco anos depois de descoberta
Um projeto de exploração, que parecia abandonado pela Petrobras, voltou a ativa depois de mais de 5 anos. O campo de Sagitário está sendo perfurado pela sonda ODN I da Ocyan. Veja também ! Bacia de Sergipe deve receber perfurações da ExxonMobil já em 2020 !
O campo de Sagitário foi declarado, em 2014, como possuidor de uma coluna de hidrocarbonetos de 159 metros em 2014 e fora informado na época, que o petróleo era de boa qualidade, ou seja, 32º API.
O planejamento da Petrobras é utilizar a sonda da Ocyan até atingir mais de 6,6 mil metros de profundidade. O campo de Sagitário fica no bloco S-M-623 do pré-sal do a Bacia de Santos,
A estatal retomou os trabalhos em Sagitário, através da perfuração em uma extensão do projeto, o 3-BRSA-1370-SPS, no pré-sal de Santos.
-
Honda PCX 160 2026 chega com 16 cv de potência, consumo de 44,5 km/l e tanque de 8L
-
Nova proposta aprovada pela Câmara autoriza MEI a parcelar débitos em até 60 vezes e prevê desconto em multas e encargos
-
Obra monumental no sertão mostra que engenharia pode vencer a seca no Brasil com canal de 34 km, tecnologia de ponta e impacto para 4,7 milhões de pessoas
-
Menos de 2 mil pessoas vivem no vilarejo mais gelado do Brasil, onde a temperatura quase nunca passa dos 20 °C
Queda nas perfurações
Até o momento, foram perfurados no offshore brasileiro, 6 poços exploratórios, que somados aos outros 24 poços de poços de produção e injeção, totalizando 24.
Sendo que o número de sondas utilizadas ficou em um total de 16, incluindo plataformas de cabeça de poço, como as da Equinor, no Campo de Peregrino, WHP-A e B.
A continuar este ritmo, não teremos boas notícias para as empresas de drilling. Ao término do ano devemos ter novamente uma queda nos números.
A média de poços perfurados, somando exploração e poços de produção e injeção, no offshore brasileiro, tem sido de 45 a 50 perfurações por ano, faltando pouco mais de 3 meses para encerrar o ano, é bem provável que este número não seja alcançado.
Uma boa amostra do fato, é a ausência da Petrobras das atividades de perfuração, a única campanha da companhia foram os dois poços na Bacia de Sergipe, onde pretende instalar dois FPSOs.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.