Leilão eletrônico internacional vai acontecer em setembro e Petrobras espera arrecadar até 174,83 milhões de dólares
Conforme o seu portal Click Petróleo e Gás já havia anunciado em março deste ano, a Petrobras já pretendia vender o navio sonda “Vitória 10.000”, um equipamento de sexta geração capaz de perfurar até 11430 metros e operar em lamina d’água de até 3048 metros (Ultra-profundas).
O sistema da venda será o de leilão eletrônico internacional e segundo o site da Petrobras o certame vai acontecer em setembro.
A sonda é do tipo drillship, foi construída pelo estaleiro Samsung, na Coréia, sendo batizada de Samsung 10000 e foi uma encomenda da Schahin, tendo entrado em operação em 2010.
Hoje sob o nome de “Vitória 10000”, as sonda pertence a Petrobras e tem capacidade para 199 pessoas, entre tripulantes e pessoal operacional e tem 27,8 metros de comprimento, com uma largura de 42 metros.
-
Trump e o comércio global: As 4 decisões de 2025 que afetam o Brasil e a economia, além das tarifas de café e cacau, impactando exportações
-
3 carros usados que são espaçosos, com motores potentes e robustos, manutenção conhecida e custam de R$ 30 a R$ 130 mil
-
Canhão eletromagnético japonês dispara a 7 vezes a velocidade do som
-
O julgamento do STJ sobre o PASEP pode facilitar a vida de milhares de servidores, transferindo para o Banco do Brasil a tarefa de provar tudo
Avaliações da sonda
A corretora norueguesa de plataformas, Bassoe Analytics, da Bassoe Offshore, avalia a plataforma em cerca de 105 a 116 milhões.
Já um outro site de avaliações, o VesselsValue, cotou o equipamento da Petrobras em torno de US $ 174,83 milhões. Os valores são bem abaixo de seu pico de valor de mercado de US $ 683 milhões, em 2011.
O navio sonda está atualmente ancorada perto do campo de Badejo, na Bacia de Campos e mantida em atividades de manutenção.
Segundo especialistas de mercado, se a Petrobras acenar com um contrato de afretamento para a “Vitória 10.000” com certeza a procura por compradores e os valores ofertados deverão sofrer um aumento considerável.
Segundo a Petrobras, a sonda está disponível para visitações dos interessados em participar do leilão, que tem data marcada para o dia 18 de setembro de 2019.
O período de visitações vai de 24 de julho de 2019 até cinco dias úteis antes da data do leilão.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.