1. Início
  2. /
  3. / Petrobras solicita licenciamento para instalação de torre eólica no mar do RN
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras solicita licenciamento para instalação de torre eólica no mar do RN

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/12/2019 às 09:41

Sem categoria

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O pedido de instalação da Petrobras foi feito ao Ibama no início de outubro, porém até o momento ainda não houve resposta do órgão

A Petrobras planeja instalar no litoral potiguar uma torre eólica de 80 metros que será usada no abastecimento de energia da plataforma da empresa do município de Guamaré-RN. Veja também que a Petrobras coloca à venda mais dois blocos exploratórios de produção terrestre.

A estimativa é que a instalação demande um ano de licenças, de três a oito meses de montagem e uma previsão de investimento para a Petrobras que pode chegar a 20 milhões de euros, além do alto custos adicionais de manutenção no mar.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

“Em termo de custo, é maior sim, mas a capacidade de produção também é maior, porque existem menos limitadores. No mar, uma torre pode ter capacidade de 10 mw, enquanto, em média, em terra, uma torre produz 4 mw”, comentou Sérgio Godinho, diretor da empresa Veritas Engenharia, responsável pelos estudos ambientais relacionados à instalação da torre eólica.

O equipamento será construído pela Petrobras em uma plataforma no campo de Ubarana 3, a PUB-3, e aumentaria o potencial de produção de energia do RN. O potencial eólico offshore, identificado no litoral potiguar e do Ceará, é de aproximadamente 140 GW e equivale a mais de 10 vezes a capacidade nacional.

O Brasil ainda não possui um marco regulatório que defina as regras para produção, compra e venda da energia eólica offshore. Segundo o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), uma proposta ainda está em fase de análise e discussão, mas ainda não foi consolidada.

Veja também

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos