O pedido de instalação da Petrobras foi feito ao Ibama no início de outubro, porém até o momento ainda não houve resposta do órgão
A Petrobras planeja instalar no litoral potiguar uma torre eólica de 80 metros que será usada no abastecimento de energia da plataforma da empresa do município de Guamaré-RN. Veja também que a Petrobras coloca à venda mais dois blocos exploratórios de produção terrestre.
A estimativa é que a instalação demande um ano de licenças, de três a oito meses de montagem e uma previsão de investimento para a Petrobras que pode chegar a 20 milhões de euros, além do alto custos adicionais de manutenção no mar.
-
Café brasileiro perde espaço no mercado americano após sobretaxa e dispara em outros destinos globais — indústria descarta ‘atalhos’ via países terceiros e alerta para perda de competitividade histórica
-
O ‘risco escondido’ no Banco do Brasil não é só o lucro menor, é a carteira prorrogada do agro, que saltou de R$ 10 bilhões para R$ 87 bilhões em seis meses, mascarando inadimplência e corroendo resultados
-
Trump pressiona Powell por cortes de juros “um ano atrasados”, aposta tudo nas tarifas na Suprema Corte e corre contra o tempo para evitar paralisação do governo até 2026
-
Dados oficiais confirmam: Brasil corta totalmente as exportações de petróleo para Israel em 2025
“Em termo de custo, é maior sim, mas a capacidade de produção também é maior, porque existem menos limitadores. No mar, uma torre pode ter capacidade de 10 mw, enquanto, em média, em terra, uma torre produz 4 mw”, comentou Sérgio Godinho, diretor da empresa Veritas Engenharia, responsável pelos estudos ambientais relacionados à instalação da torre eólica.
O equipamento será construído pela Petrobras em uma plataforma no campo de Ubarana 3, a PUB-3, e aumentaria o potencial de produção de energia do RN. O potencial eólico offshore, identificado no litoral potiguar e do Ceará, é de aproximadamente 140 GW e equivale a mais de 10 vezes a capacidade nacional.
O Brasil ainda não possui um marco regulatório que defina as regras para produção, compra e venda da energia eólica offshore. Segundo o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), uma proposta ainda está em fase de análise e discussão, mas ainda não foi consolidada.
Veja também
- Vagas para Técnicos em Mecânia e Elétrica em indústria de Volta Redonda, hoje 5 de dezembro
- SBM Offshore encomenda mais dois cascos de FPSO na China, citando aumento da demanda
- Vagas com alojamento e passagens pagas para trabalhar offshore em estaleiro na Alemanha
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.