1. Início
  2. /
  3. / Petrobras sanciona segunda fase do desenvolvimento do campo Mero
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras sanciona segunda fase do desenvolvimento do campo Mero

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 11/06/2019 às 10:06

Sem categoria

Mero 2 Petrobras Petróleo Desenvolvimento
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A  Petrobras e seus parceiros tomaram a decisão de investimento para a segunda fase do projeto Mero (bloco Libra), localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, na área do pré-sal da Bacia de Santos no Brasil.

O Consórcio Libra é operado pela Petrobras (40%) como parte de uma parceria internacional, incluindo Total (20%), Shell (20%), CNOOC Limited (10%) e CNPC (10%). A Pré-Sal Petróleo (PPSA) gerencia o Contrato de Partilha de Produção de Libra.

A Total informou na terça-feira que a decisão de investimento segue o início da produção em campo em novembro de 2017 (Early Production System) e o lançamento da primeira fase do projeto (Mero 1) aproximadamente um mês depois.
O Mero 2 FPSO terá uma capacidade de tratamento líquido de 180.000 barris por dia e deverá iniciar em 2022, disse a Total.
“A decisão de lançar o Mero 2 surge como um novo marco neste projeto de grande escala que irá desenvolver os recursos petrolíferos gigantes do campo de Mero, estimado em 3 a 4 bilhões de barris”, afirmou Arnaud Breuillac, Presidente de Exploração e Produção da Total.

“O Consórcio Libra pode alavancar a excelente produtividade do campo para desenvolver um grande projeto de petróleo com custos técnicos abaixo de 20 dólares por barril e baixo ponto de equilíbrio. O projeto Mero contribuirá para o crescimento da produção do Grupo a partir de 2020. Uma vez que todo o potencial do campo seja desenvolvido, a produção deve atingir mais de 600.000 barris por dia. ”

O FPSO Pioneiro de Libra, que tem capacidade de 50.000 bopd e entrou em operação em 2017, está produzindo conforme o esperado, fornecendo informações valiosas sobre o campo, reservatório e produtividade dos poços.

O projeto Mero 1, atualmente em desenvolvimento, está progredindo conforme o planejado, com uma start-up programada para 2021.

Após o lançamento do Mero 2, o projeto deverá adicionar mais dois FPSOs com a mesma capacidade, sujeitos à aprovação dos parceiros. Todas as quatro unidades produtoras serão implantadas na parte noroeste do bloco de Libra (campo Mero), com os painéis central e sudeste sendo explorados até 2020.

Petrobras assinou uma carta de intenção com a SBM Offshore para um contrato de 22,5 anos e operação do FPSO Mero 2, a ser implantado no campo de Mero, na Bacia de Santos, no litoral brasileiro. A SBM Offshore projetará e construirá o FPSO Mero 2 usando seu programa Fast4Ward de casco padronizado.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos