1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras produzirá em agosto nova gasolina “de nível europeu”; será mais cara porém, mais eficiente
Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras produzirá em agosto nova gasolina “de nível europeu”; será mais cara porém, mais eficiente

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 24/06/2020 às 17:18
Petrobras produzirá no mês de agosto em suas refinarias nova gasolina "de nível europeu"; será mais cara porém, mais eficiente
Petrobras produzirá no mês de agosto em suas refinarias nova gasolina “de nível europeu”; será mais cara porém, mais eficiente
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A gasolina que será produzida pela Petrobras terá especificações novas, com qualidade semelhante ao combustível produzido nos EUA e Europa.

Segundo Anelise Lara, diretora de Refino e Gás da Petrobras, durante uma live da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realizada ontem à noite (23/06), o Brasil vai produzir gasolina com qualidade semelhante ao combustível vendido na Europa e nos EUA no próximo semestre. A refinaria Replan da Petrobras alcança recorde mensal de produção de Bunker 2020

Leia também

A partir de agosto novas especificações nas refinarias da Petrobras passam a valer. Com isso, o preço do combustível irá aumentar. Entre as vantagens, segundo a diretoria, estão a redução do consumo e o melhor desempenho dos veículos.

Anelise destacou que as refinarias da Petrobras já estão preparadas para atender a nova regulamentação da qualidade da gasolina, aprovada em janeiro pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

“A Petrobras já está pronta para produzir essa nova gasolina. A nova especificação é bem-vinda e vai aproximar a qualidade do combustível comercializado no Brasil ao do mercado americano e europeu. A qualidade intrínseca da gasolina vai aumentar em termos de octanagem e massa específica, o que significa um combustível mais eficiente e melhor proteção aos motores dos veículos. Isso vai permitir uma redução no consumo de gasolina por quilômetro rodado”, afirma Anelise Lara.

Petrobras realizará testes para diesel renovável no Paraná

A diretora afirmou também que a viabilidade econômica do diesel renovável — tecnologia patenteada pela Petrobras que permite produzir o derivado a partir do coprocessamento de petróleo com óleos vegetais nas refinarias — dependerá da regulamentação do novo produto

A Petrobras, junto à ANP, que a comercialização do diesel verde, que começará a ser testado na refinaria Repar, em Araucária (PR), a partir de julho, possa gerar créditos de descarbonização (Cbios) — instrumento do programa federal RenovaBio para a compensação de emissões de gases de efeito estufa. Cada CBio equivale à redução de emissão de 1 tonelada de carbono resultante da substituição do consumo de combustíveis fósseis por renováveis.

“Para que eles [diesel verde e bioquerosene de aviação] sejam economicamente viáveis, precisam ser regulamentados. Esse é o ponto mais relevante para a gente seguir com a produção de diesel verde”, afirmou a executiva, durante evento on-line.

O RenovaBio estabelece metas de emissões para cada distribuidora de combustível, que deve adquirir os CBios dos produtores de combustíveis renováveis.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos