A gasolina que será produzida pela Petrobras terá especificações novas, com qualidade semelhante ao combustível produzido nos EUA e Europa.
Segundo Anelise Lara, diretora de Refino e Gás da Petrobras, durante uma live da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realizada ontem à noite (23/06), o Brasil vai produzir gasolina com qualidade semelhante ao combustível vendido na Europa e nos EUA no próximo semestre. A refinaria Replan da Petrobras alcança recorde mensal de produção de Bunker 2020
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A partir de agosto novas especificações nas refinarias da Petrobras passam a valer. Com isso, o preço do combustível irá aumentar. Entre as vantagens, segundo a diretoria, estão a redução do consumo e o melhor desempenho dos veículos.
Anelise destacou que as refinarias da Petrobras já estão preparadas para atender a nova regulamentação da qualidade da gasolina, aprovada em janeiro pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
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“A Petrobras já está pronta para produzir essa nova gasolina. A nova especificação é bem-vinda e vai aproximar a qualidade do combustível comercializado no Brasil ao do mercado americano e europeu. A qualidade intrínseca da gasolina vai aumentar em termos de octanagem e massa específica, o que significa um combustível mais eficiente e melhor proteção aos motores dos veículos. Isso vai permitir uma redução no consumo de gasolina por quilômetro rodado”, afirma Anelise Lara.
Petrobras realizará testes para diesel renovável no Paraná
A diretora afirmou também que a viabilidade econômica do diesel renovável — tecnologia patenteada pela Petrobras que permite produzir o derivado a partir do coprocessamento de petróleo com óleos vegetais nas refinarias — dependerá da regulamentação do novo produto
A Petrobras, junto à ANP, que a comercialização do diesel verde, que começará a ser testado na refinaria Repar, em Araucária (PR), a partir de julho, possa gerar créditos de descarbonização (Cbios) — instrumento do programa federal RenovaBio para a compensação de emissões de gases de efeito estufa. Cada CBio equivale à redução de emissão de 1 tonelada de carbono resultante da substituição do consumo de combustíveis fósseis por renováveis.
“Para que eles [diesel verde e bioquerosene de aviação] sejam economicamente viáveis, precisam ser regulamentados. Esse é o ponto mais relevante para a gente seguir com a produção de diesel verde”, afirmou a executiva, durante evento on-line.
O RenovaBio estabelece metas de emissões para cada distribuidora de combustível, que deve adquirir os CBios dos produtores de combustíveis renováveis.