Petrobras pode não ter mais o monopólio de refino e acabará com subsídios do diesel

Petrobras Castello Branco privatização refino
 

O novo presidente da Petrobras criticou à história de interferência do governo e prometeu buscar políticas que aumentem o lucro, ecoando uma promessa mais ampla do presidente Jair Bolsonaro de reduzir o papel do Estado na maior economia da América Latina.

Roberto Castello Branco, que assumiu a presidência da Petrobras na quinta-feira, disse estar “revoltado” com a crise moral e financeira da empresa nos últimos anos e prometeu aumentar a produção de petróleo e reduzir a maior carga de endividamento, de qualquer companhia petrolífera de capital aberto. A estatal de petróleo em águas profundas também continuará com um programa de desinvestimento que ajudou a levantar recursos e otimizar suas operações, disse ele.

“Os preços dos combustíveis devem estar alinhados com os internacionais, com um ‘não’ á subsídios ou tentativas de ter um monopólio”, disse Castello Branco em seu discurso de posse. “Somos economistas pró-mercado. Nós gostamos de competição ”, disse ele depois aos repórteres.

O ministro da Energia, Bento Albuquerque, que participou da cerimônia no Rio de Janeiro, disse que o governo vai acabar com os subsídios ao diesel que foram implantados no ano passado para apaziguar caminhoneiros em greve. Castello Branco disse que a Petrobras não deveria desfrutar de nenhum monopólio e pediu mais concorrência na indústria brasileira de refino.

Os investidores têm sido encorajados pelas declarações de negócios de Castello Branco desde que ele foi nomeado para o cargo em meados de dezembro. A Petrobras fechou com alta de 2,45 por cento, a 24,65 reais, a maior desde o dia 7 de dezembro.

Bolsonaro recebeu elogios de analistas e investidores por ter escolhido candidatos qualificados para sua equipe econômica. O ministro da Economia, Paulo Guedes, Castello Branco e Joaquim Levy, chefe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estudaram na Universidade de Chicago e compartilham visões liberais sobre a economia.

Castello Branco foi anteriormente membro do conselho da Petrobras em 2015 e 2016. Ele disse que a empresa melhorou desde que um amplo escândalo pay-to-play se tornou público em 2014 e provocou mudanças na governança corporativa. Ele também foi diretor de relações com investidores da Vale SA, a maior mineradora de minério de ferro do mundo.

O novo presidente defendeu que a Petrobras deve se concentrar em seu core business e acelerar a produção de petróleo, deixando de lado outros setores. Unidade de combustíveis  BR Distribuidora e os ativos do midstream estão entre os que serão considerados para possível venda, disse ele.

The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior