1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras firma parceria com Unigel para terceirizar produção de fertilizantes
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Petrobras firma parceria com Unigel para terceirizar produção de fertilizantes

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 02/01/2024 às 16:00
fertilizantes nitrogenados, produtos, amônia, Araucária Nitrogenados (Ansa), Bahia, Fafens, fertilizantes, Petrobras, Sergipe, Unigel
Unidade da Unigel em Camaçari (Foto: Divulgação) – Todos os direitos: EPBR

Acordo viabiliza produção na Bahia e Sergipe, Unigel, gás natural, custo do gás, setor petroquímico, investimentos, resíduos asfálticos.

A Petrobras comunicou hoje a assinatura de um contrato de industrialização por encomenda (tolling) com a Unigel para a produção de fertilizantes nas suas fábricas em Sergipe e na Bahia. Segundo a Unigel, o acordo vai ‘garantir a continuidade da produção de fertilizantes nitrogenados nas instalações’.

Os detalhes sobre prazos, volumes e valores do contrato não foram divulgados. A Petrobras fornecerá gás natural para as fábricas de fertilizantes, que estão sob arrendamento para a Unigel em contratos de 10 anos que se iniciaram em 2021. Naquela ocasião, a Petrobras havia desistido de atuar no setor de fertilizantes.

Paralisia das Plantas e o Impacto nos Fertilizantes

As plantas de fertilizante estão enfrentando um momento complicado, paralisadas desde junho. A Unigel, nesse contexto, registrou um prejuízo de R$ 1 bilhão até setembro deste ano e se viu obrigada a paralisar a produção de fertilizantes, no segmento Agro. Isso inclui produtos como sulfato de amônio, amônia, ureia e ARLA, aditivo automotivo necessário para controle de emissão de poluentes.

O Setor Petroquímico e a Crise Global

O setor petroquímico global enfrenta uma crise, que também atinge o Brasil. Isso se deve, em grande parte, pelo descasamento entre a queda no preço dos produtos e o custo do gás natural.

Paralisação de Plantas e as Medidas Adotadas

Uma das principais medidas adotadas para lidar com essa situação foi a paralisação de diversas plantas, buscando reduzir os níveis de estoques. No mês de junho de 2023, a produção de diversas plantas foi interrompida, incluindo as plantas de Agro, a planta de estireno em Cubatão, a planta de poliestireno em São José dos Campos e a de acrilonitrila em Camaçari. Além disso, a planta de metacrilatos em Candeias estava operando em apenas metade de sua capacidade.

O Futuro da Produção de Fertilizantes

O acordo entre Petrobras e Unigel, que começou a ser negociado oficialmente em junho, pode trazer mudanças significativas. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou que a companhia está planejando voltar à produção de fertilizantes, dentro de uma lógica atualizada e modernizada, no contexto da transição energética.

Investimentos e Retorno da Operação em Araucária

A partir do plano de investimentos aprovado em dezembro, há previsão de retorno da operação em Araucária no Paraná, em 2024. A unidade utiliza resíduos asfálticos como matéria-prima, e na gestão anterior, a Petrobras tentou arrendar a planta, sem sucesso. Além disso, foram iniciados estudos para a retomada das obras em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, mas ainda sem uma data oficial de retorno.

 

Fonte: EPBR

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x