1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras envia carta ao Ibama, pressiona por liberação da exploração na Margem Equatorial e espera decisão até 15 de maio
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Petrobras envia carta ao Ibama, pressiona por liberação da exploração na Margem Equatorial e espera decisão até 15 de maio

Publicado em 01/05/2025 às 13:30
Petrobras, Margem Equatorial, Ibama, Petróleo
Créditos: Arte Petrobras/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Petrobras cobra decisão do Ibama até 15 de maio para iniciar mobilização de navio-sonda na Margem Equatorial, em meio a impasses no governo sobre o projeto

A Petrobras enviou uma nova carta ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para solicitar a autorização necessária à exploração de petróleo na Margem Equatorial. Segundo a CNN Brasil, o ofício foi encaminhado na quarta-feira (30) e pede permissão para mobilizar um navio-sonda à região.

A empresa fixou o prazo de 15 de maio para receber uma resposta do órgão ambiental. A alegação da estatal é que precisa dar início aos preparativos operacionais o quanto antes.

A iniciativa representa mais um passo no esforço da companhia para viabilizar o projeto, que tem sido alvo de divergências dentro do governo federal.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Daniele Lomba Zaneti Puelker, gerente geral de Licenciamento e Meio Ambiente da Petrobras, afirmou que a estatal já cumpriu as exigências relacionadas à limpeza do casco da sonda. Essa etapa é uma das condições previstas em projeto anteriormente aprovado pelo Ibama.

Além disso, a Petrobras reiterou um pedido anterior para que seja realizada uma vistoria em uma unidade de estabilização de fauna no município de Oiapoque, no Amapá. A estrutura foi concluída em março e, segundo a empresa, aguarda apenas a inspeção técnica para que o processo de licenciamento continue.

A exploração da Margem Equatorial tem provocado disputas dentro do Executivo. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério de Minas e Energia e a própria Petrobras defendem a liberação do projeto, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente mantêm posição contrária, o que tem gerado impasses.

O Ibama informou à reportagem que, até a noite de quarta-feira (30), o novo ofício da Petrobras ainda não havia sido oficialmente recebido pelo gabinete da presidência do instituto.

Com informações de Brasil 247.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x