1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras deve demitir cerca de 11 mil funcionários até 2021
Tempo de leitura 2 min de leitura

Petrobras deve demitir cerca de 11 mil funcionários até 2021

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/09/2020 às 09:58
Petrobras - Demissão
Funcionário da Petrobras realizando atividade em altura

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que cerca de 11 mil funcionários aceitaram pacotes de aquisição e sairão até o final de 2021 da grande petrolífera

O número é um aumento em relação aos 10.000 inicialmente apresentados em julho de 2020 pela Petrobras e equivale a cerca de um quarto de toda a força de trabalho da estatal brasileira de petróleo.

Leia também

A pandemia do Covid-19 interrompeu o setor de energia global, causando um grande revés para a já ameaçada Petrobras

Além das preocupações com dívidas de longo prazo, a Petrobras foi envolvida em um grande escândalo de suborno que afetou a indústria global do petróleo.

Em dezembro de 2018, os reguladores brasileiros começaram uma investigação para saber se os insiders, funcionários e comerciantes da Petrobras aceitaram mais de US $ 30 milhões (£ 23 milhões, € 25 milhões) em supostos subornos de gigantes comerciais Glencore, Vitol e Trafigura.

Conseqüentemente, a empresa anunciou que estava suspendendo o comércio de petróleo e combustível com os três gigantes das commodities. A investigação da ‘Operação Lava Jato‘ ainda está em andamento. No entanto, já encerrou a presidência da então presidente brasileira Dilma Rousseff, abrangeu pelo menos onze países e obrigou a Petrobras a pagar mais de US $ 800 milhões em multas.

Demissões em massa na Petrobras

Além das demissões em massa, a Petrobras começou a se desfazer de uma série de ativos para equilibrar suas contas. Na quinta-feira, informou que havia divulgado teaser referente à venda de sua participação na empresa de fertilizantes Araucária Nitrogenados SA.

Na mesma apresentação, a empresa revelou a popularidade de seu considerável programa de recompra de títulos. O apetite do investidor excedeu os US $ 4 bilhões inicialmente oferecidos em 10 de setembro de 2020.

De acordo com os termos do acordo, a empresa não aceitou todas as ofertas. Mas esses juros ajudarão a Petrobras a cumprir seu objetivo de alongar o vencimento da dívida e cortar custos.

A empresa caiu 0,63 por cento no pregão da manhã de sexta-feira, para R $ 22,00. Embora tenha se recuperado um pouco da queda sofrida no auge do pânico da Covid-19, a Petrobras ainda está mais de um quarto abaixo de seu nível pré-crise.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos