Petrobras concede renovação de contrato para 3 sondas offshore da Constellation

Constellation

As unidades são as sondas Alpha Star, Gold Star e Lone Star e o novo contrato com a Petrobras passa a vigorar em janeiro de 2020

Confirmando a boa maré de perfurações offshore, a Constellation (Ex-Queiroz Galvão Exploração e Produção), anunciou que teve o contrato de três de suas sondas prorrogado pela Petrobras.
A Constellation, empresa prestadora de serviços de perfuração de poços terrestres e marítimos e de operações de plataformas, informou também, nesta segunda-feira (22/07), que o novo contrato com a petroleira brasileira passará a ter validade em janeiro de 2020.

As três sondas de perfuração offshore premiadas com a renovação do contrato com a Petrobras foram as unidades: Alpha Star, Gold Star e Lone Star.

Agora a maioria das sondas da Constellation está em operação e cumprindo contratos offshore. Duas unidades, a Alpha Star e a Gold Star são plataformas de perfuração semi-submersíveis em águas ultraprofundas, com capacidade para perfurar em profundidades de até 9.000 pés (aproximadamente 2.700 metros) e iniciaram suas operações em julho de 2011 e fevereiro de 2010, respectivamente.

Já a Lone Star tem capacidade para perfurar em profundidades de até 7.900 pés e iniciou suas operações em abril de 2011.

A excelente notícia de renovação do contrato das três sondas da Petrobras com a Constellation, vem 15 dias depois da estatal assinar contrato de afretamento da sonda Laguna Star, também da Constellation, para um período de 2 anos.

A frota

A Constellation tem uma frota composta de oito sondas de perfuração offshore, sendo duas semissubmersíveis ancoradas para operação em lâmina d’água de até 1.100 metros, três de posicionamento dinâmico para operação em lâmina d’água de até 2.700 metros e três navios-sonda para operação em lâmina d’água até 3.000 metros.

Leia também ! Um robô foi desenvolvido pela Petrobras para pintar plataformas planas e verticais. Para um idealizador do projeto, serviço executado por robô “evita acidentes de trabalho”.

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)