1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Petrobras anuncia aprovação da ANP para a retomada da produção na região do Campo de Araçás, localizado no Polo Bahia Terra
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Petrobras anuncia aprovação da ANP para a retomada da produção na região do Campo de Araçás, localizado no Polo Bahia Terra

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 04/04/2023 às 15:49
Segundo a estatal, a retomada das operações no Campo de Araçás permitirá uma capacidade de produção de aproximadamente 27%. O Polo Bahia Terra ainda está sob os olhares da ANP e da Petrobras para sua possível privatização.
Fonte: Sindipetro-BA

Segundo a estatal, a retomada das operações no Campo de Araçás permitirá uma capacidade de produção de aproximadamente 27%. O Polo Bahia Terra ainda está sob os olhares da ANP e da Petrobras para sua possível privatização.

Durante a última sexta-feira, (31/03), a Petrobras anunciou que recebeu da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a autorização para retomar as operações no Campo de Araçás, localizado no Polo Bahia Terra. A decisão ocorre em meio às discussões de Jean Paul Prates, presidente da estatal, sobre a continuidade do processo de venda da região para o consórcio formado entre as companhias Eneva e PetroReconcavo.

ANP concede autorização à Petrobras para a produção no Campo de Araçás. Empresa calcula retomada de 27% na capacidade em um primeiro momento

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira que recebeu autorização da ANP para retomar a produção do campo de Araçás, localizado no polo Bahia Terra, na Bacia do Recôncavo.

A empresa informou que já iniciou os trabalhos para a retomada da operação de poços, dutos e estações de tratamento de óleo e compressão de gás natural, o que possibilitará o reestabelecimento de aproximadamente 27% da produção do polo.

A ANP havia paralisado a operação do Polo Bahia Terra no final de 2022 após identificar problemas de integridade. A Petrobras, no governo de Jair Bolsonaro, deu início ao processo de venda do polo, incluindo o Campo de Araçás, e já havia recebido propostas de um consórcio formado pela Eneva e PetroReconcavo.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou na semana passada que a companhia respeitará os contratos assinados para a venda de ativos, mas que a liquidação do Polo Bahia Terra será reavaliada sob “uma nova ótica”, e ainda não há decisão sobre o futuro dos campos.

“O que está assinado será cumprido, o que não está assinado será revisto. [A negociação do Polo Bahia Terra] vai continuar sendo tratado dentro de uma nova ótica”, afirmou o atual presidente da Petrobras.

Com a retomada da produção no campo de Araçás, a Petrobras dará continuidade à operação do polo, cujo destino ainda é incerto. A empresa continua avaliando possibilidades e reavaliando as estratégias de negociação para o Polo Bahia Terra.

Futuro do Polo Bahia Terra ainda é incerto para a estatal, mesmo após autorização da retomada da produção no Campo de Araçás pela ANP

O Polo Bahia Terra é uma das áreas de exploração de petróleo e gás natural da Petrobras, localizada na região do Recôncavo Baiano.

Com a autorização para retomada da produção do campo de Araçás, a Petrobras busca recuperar parte da produção perdida e manter suas operações no polo.

No entanto, a empresa ainda enfrenta desafios para decidir o futuro do polo, especialmente em relação às propostas de compra apresentadas pelo consórcio formado pela Eneva e PetroReconcavo.

A retomada da produção no campo de Araçás é um passo importante para a Petrobras, mas ainda há muitas incertezas em relação ao futuro do Polo Bahia Terra.

A empresa terá que avaliar cuidadosamente as opções disponíveis e decidir qual a melhor estratégia a seguir, considerando tanto os interesses financeiros como os impactos sociais e ambientais envolvidos na operação do polo.

Agora, a ANP e o mercado de óleo e gás brasileiro aguardam atualizações da Petrobras quanto ao futuro da produção no Campo de Araçás e a venda do Polo Bahia Terra.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos