Menu
Início Estudantes universitários criam o primeiro veículo movido a hidrogênio no Brasil

Estudantes universitários criam o primeiro veículo movido a hidrogênio no Brasil

8 de novembro de 2022 às 10:31
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Pesquisadores brasileiros desenvolvem o primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio
Fonte: Assessoria de imprensa

O hidrogênio é um combustível que não libera rejeitos no meio ambiente como ocorre com a gasolina, diesel e etanol, considerado o mais verde da atualidade. Até então, estudantes universitários vêm tendo dificuldades no incremento dele ao veículo. 

Para participar da 1ª competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge, estudantes universitários da UNICAMP desenvolveram o primeiro baje (espécie de gaiola utilizada para fazer trilha) a base de hidrogênio, considerado um dos combustíveis mais limpos da atualidade. O setor automotivo / veículo vem recebendo diversos incentivos financeiros para desenvolver pesquisas que permitam o uso do H2 para a locomoção, que impactará diretamente no aquecimento global e efeito estufa com a redução de derivados de petróleo.  A UNICAMP já liderou, além disso, uma pesquisa capaz de transformar etanol em hidrogênio!

O hidrogênio verde é um combustível limpo que promete revolucionar a indústria automobilística ao reduzir expressivamente as emissões de dióxido de carbono sobre o meio ambiente, trazendo mais sustentabilidade e economia. Além disso, a energia solar e as placas fotovoltaicas também estão recebendo incentivos privados para que sejam incrementadas nos veículos, inclusive, esse foi um dos enfoques da Fenatran, que está acontecendo nesta semana. 

Artigos recomendados
Pesquisadores brasileiros desenvolvem o primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio
Fonte: Assessoria de imprensa

A expectativa é que o uso do hidrogênio se intensifique nos próximos anos, principalmente para veículos maiores, como aviões e navios. O setor offshore de óleo e gás vem se mostrando interessado. A amônia também é uma aposta mais sustentável, mas ainda perigosa para ser utilizada em alto mar devido ao risco de vazamento e contaminação de fauna e flora. Felizmente, a DUX desenvolveu uma fórmula capaz de dissolver a amônia em alto mar em caso de acidentes. 

Estudantes universitários estão, a cada dia que passa, desenvolvendo novas tecnologias que permitirão um mundo mais sustentável e com menores emissões de dióxido de carbono no meio ambiente. 

Confira, abaixo, vídeo do primeiro veículo a hidrogênio pensado pelos estudantes universitários 

Observe, abaixo, um vídeo que foi publicado pela Quimatic Tapmatic em seu canal do Youtube que aborda melhor sobre o veículo à base de hidrogênio pensado pelos estudantes universitários brasileiros da UNICAMP  e o funcionamento do automóvel, assim como o seu sistema de “combustão”.  

Vídeo 1: O 1º Veículo Baja movido a hidrogênio no mundo foi construído na Unicamp
Vídeo 2: Construção de veículo Fórmula a combustão na Unicamp

Este projeto vem permitindo que os estudantes de engenharia, desde calouros e veteranos, apliquem na prática o que vem sendo aprendido nas aulas, usando conceitos teóricos nas construções e elaborações de todo o projeto. Neste desenvolvimento, fizeram parte os estudantes de cursos como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, entre outras especializações. 

O veículo a base de hidrogênio fez tanto sucesso que a universidade ficou em quinto lugar no SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge com a sua fórmula inovadora que poderia substituir os motores a combustão do mercado. Os estudantes foram, durante todo o momento, orientados por um tutor. Além disso, receberam investimentos de patrocinadores privados, inclusive da Quimatic Tapmatic.

Veículo a hidrogênio desenvolvido pelos cientistas brasileiros será lapidado novamente em 2023

A partir do próximo ano, estima-se que os estudantes universitários brasileiros continuem lapidando o projeto para entender o que está dando certo e errado para que possa, posteriormente, ser inserido no mercado. Novos incrementos serão realizados para otimizar o desempenho e duração das peças e, assim sendo, traga custo-benefício para a indústria.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar