Perfuração – quantidade de sondas em atividade caiu cerca de 27% em 2020

Roberta Souza
por
-
04-05-2020 21:01:41
em Petróleo, Óleo e Gás
sondas, perfuração, sondas, perfuração,

O número de sondas de perfuração em operação no mundo todo caiu em torno de 27% desde o mês de janeiro, segundo a Baker Hughes, com apenas 1,51 mil unidades operando (1,267 mil onshore e 247 offshore). No início de janeiro, a quantidade de sondas operando era de 2,1 mil. Se comparado ao mês de abril de 2019, queda foi de 30% (626 unidades).

Veja ainda outras notícias:

A Baker não descreveu as razões para o acontecido, porém, a diminuição da frota de sondas em atividade coincide justamente com a pandemia de Covid-19 que está afetando o mundo todo. Fato é que a pandemia reduziu as demandas por petróleo e derivados, devido ao isolamento social no mundo todo.

Desde janeiro, o encolhimento da frota de sondas em atividade na Europa chegou a 15,8%, enquanto na África, Ásia e Oriente Médio as reduções foram de 9,6%, 14% e 2,3% respectivamente. Desde o início do ano, as operações no Canadá foram as que sofreram maior impacto, chegando a uma baixa de 83,8%, já nos EUA a redução foi de 28,4%.

Na América Latina como um todo, as sondas em atividades caíram cerca de 50% de março para abril, de 169 sondas para 89. Para este caso, o alto valor da redução também se deve ao fato de a Baker Hughes não considerar os dados da Argentina no mês de abril, que possuía 38 sondas operando em março.

Já no Brasil, o número de sondas em operação não teve grandes variações. Em janeiro, haviam 13 em operação, em fevereiro 15, em março 17 e no mês passado haviam 13, sendo nove offshore e quatro onshore. A média de sondas em operação no ano de 2020 por enquanto é de 14,5, contra a média de 10 no mesmo período do ano de 2019.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), existem 14 poços exploratórios em atividade no Brasil, sendo eles nas bacias do Recôncavo, Espírito Santo, Sergipe, Santos e Potiguar. O último poço perfurado foi em Sul de Gato de Mato, pela empresa Shell no início de março. A Agência considera os poços em que houve intervenção com sonda, incluindo perfuração e teste de longa duração (TDL), na última quinzena.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe