Os ribeirinhos do Pantanal, que serão os maiores beneficiados pela Energisa e Aneel, já esperam ansiosos para que o fornecimento da energia solar comece ainda no primeiro semestre deste ano
A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, em parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a Energisa decidiram levar a região pantaneira a energia solar. Os ribeirinhos, que serão os maiores beneficiados, já esperam ansiosos pelo fornecimento da mesma. Tendo cerca de R$ 200 milhões de investimento para esse novo projeto, a expectativa é que ainda no primeiro semestre de 2021 os ribeirinhos estejam usufruindo da energia solar.
Leia também
Pantanal ganha investimento em energia renovável do Governo do estado
O atual secretário do Governo do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel explicou que a parceria entre o Governo do Estado, Aneel e Energisa está focado em ajudar as pessoas que moram na região do pantanal, visando atender cerca de 2 mil unidades consumidoras localizadas naquela região.
Devido a dificuldade de acesso a essas áreas, o projeto visa levar mais comunicação e tecnologia aos moradores, a fim de que a região possa se sentir mais confortável por ter daqui pra frente uma rede de energia mais confiável e de baixo consumo. A Aneel garante que muito em breve todos poderão comemorar a chegada da energia solar.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
“Com a implantação da energia solar nós atendemos as pessoas e conciliamos natureza e tecnologia” relatou o secretário do Estado.
O contrato entre das empresas com o governo do estado deve ser assinado já em meados do mês de março e a execução das obras devem começar imediatamente após a assinatura desse contrato.
Energia solar vai gerar mais de 147 mil empregos no Brasil em 2021, projeta ABSOLAR
Projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 147 mil novos empregos aos brasileiros em 2021, espalhados por todas as regiões do País. Segundo a avaliação da entidade, os novos investimentos privados no setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 22,6 bilhões em 2021, somando os segmentos de geração distribuída (sistemas em telhados e fachadas de edifícios) e centralizada (grandes usinas solares).
Pela análise da ABSOLAR, serão adicionados mais de 4,9 gigawatts (GW) de potência instalada, somando as usinas de grande porte e os sistemas distribuídos em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Isso representará um crescimento de mais de 68% sobre a capacidade instalada atual do País, hoje em 7,5 GW. As perspectivas para o setor são de chegar ao final de 2021 com um total acumulado de mais de 377 mil empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre todos os elos produtivos do setor.