Para agregar valor ao petróleo produzido Brasil terá 1ª usina termelétrica que usará gás natural, exclusivamente, do pré-sal já em 2023, na cidade de Macaé

Jordan Florio de Oliveira
por
-
13-11-2021 10:54:41
em Petróleo, Óleo e Gás
Termelétrica Marlim Azul 1 Termelétrica Marlim Azul 1




A Termelétrica usará o gás natural do pré-sal em Macaé, que irá conseguir oferecer energia elétrica no mesmo valor das Hidrelétricas em 2023.

Com a crise hídrica e a importação de energia elétrica se tornando realidade, a notícia da primeira termelétrica especializada em agregar valor ao petróleo do Pré-sal ao gerar energia com o gás natural, componente dessas commodities abundantes no Brasil, são excelentes notícias, principalmente para Macaé que tem se levantando bastante com projetos de energia e engenharia social em 2021.

Leia também em nosso portal

A termelétrica será instalada em Macaé-RJ, e trará mais empregos e desenvolvimento para a área, tanto com a sua construção durante o ano de 2022 quanto com sua operação, a partir de 2023.

Vamos falar um pouco mais sobre o projeto, o que se espera dele e quais são os futuros projetos de termelétricas para a região, que tem muito a crescer nesse sentido!

O que sabemos sobre esta nova usina até o momento?

A nova termelétrica será chamada Marlin Azul, e foi desenvolvida pela empresa GVA, que trabalha de forma interessante nestes empreendimentos. Criando uma parceria com grandes empresas para o desenvolvimento de termelétricas na região de Macaé e então, quando a usina entra em fase final de decisão de investimento, a empresa vende sua parte para outros participantes.

Ao trabalhar essa estratégia, o grupo GVA consegue tirar do papel uma série de projetos de infraestrutura que superam suas capacidades de investimento e mantém um fluxo interessante de trabalho, ao sempre se envolver nos estágios iniciais do processo e quando o projeto entra na fase de capitalização, o grupo se retira do negócio, vendendo sua cota, e parte para o próximo desenvolvimento.

Mais da metade da construção já está pronta e a grande maioria dos maquinários necessários para essa termelétrica já estão no Brasil, o que permite que, se mantido o cronograma, ela já esteja pronta para operar dentro do prazo.

Sua capacidade total de geração de energia é de 565 MW, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 2,54 milhões de habitantes. 

Por que a termelétrica foi instalada em Macaé?

A termelétrica foi instalada em Macaé para exatamente aproveitar o gás natural do Pré-sal, que até o momento não estava sendo explorado em sua fonte. Como a exploração é feita pela Shell, envolvida no projeto como um dos parceiros, a ideia é que esse empreendimento consiga produzir energia termelétrica de forma mais barata que a concorrência.

Isso porque com a política atual da Petrobrás, de paridade de valores com o barril internacional, ela cobra o valor em dólar pelo gás usado para a geração da energia, o que aumenta o valor do MW que esse novo consórcio vai conseguir bater.

Ou seja, essa termelétrica vai se manter ativa em boa parte do tempo pois seus valores vão ser mais interessantes, e ela vai, com alguma frequência, vencer os leilões de energia oferecidos pelo governo.

“Baixamos o preço (do megawatt-hora, MWh) e vamos ser chamados sempre. Nossa energia é mais barata do que a de hidrelétricas, e a previsão é despachar mais de 80% (da capacidade)”, disse Bruno Chevalier, presidente da Marlim Azul.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Jordan Florio de Oliveira
Especialista em marketing de conteúdo multidisciplinar. Minha missão e comunicar de forma inteligente e interessante, simplificando o complicando e sempre em busca da verdade.