Quando estiver em operação, o Antares irá gerar mais de 2.200 empregos diretos, chegando ao número de mais de 3.000 postos de trabalho, levando em conta o período de construção.
Num universo de mais de 5.600 municípios brasileiros, somente 100 são atendidos por voos regulares da aviação comercial convencional, deixando aproximadamente 5.500 cidades fora dessa rota aérea. O número é apenas uma amostra do quanto esse mercado ainda pode ser desbravado no Brasil pelo setor da aviação de negócios ou aviação executiva. A análise é do empresário, piloto e consultor Francisco Lyra que falou para empresários e autoridades políticas durante lançamento, no último dia 19, da pedra fundamental do Antares, polo aeronáutico que está sendo construído na cidade de Aparecida de Goiânia. Quando estiver em operação, o aeroporto promete gerar cerca de 3 mil vagas de emprego na região!
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Na ocasião, o nome de Francisco Lyra também foi oficializado como diretor operacional do futuro aeroporto executivo. “A necessidade de conectividade num país continental, como o nosso, força os empreendedores a buscarem alternativas de locomoção e logística. Hoje, bem mais do que os poucos 100 municípios com voos regulares oferecidos pela a aviação comercial, enquanto a aviação de negócio consegue conectar cerca de três mil municípios brasileiros”, frisou Lyra, ao destacar a importância do empreendimento para a aviação e para os negócios. Para ele, a aviação executiva favorece a gestão do tempo para empresários e tomadores de decisão, o que acaba fomentando a economia.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, prestou suas homenagens a Maguito Vilela. Ao falar do empenho do ex-prefeito para a concretização de um empreendimento que tanto promete agregar social e economicamente para a cidade, Mendanha lembrou que já em 2014, o falecido mandatário foi quem assinou o decreto municipal que transformou em Área de Utilidade Pública todo o terreno destinado à implantação do sítio aeroportuário. “O Plano Diretor já previa o sítio aeroportuário como área de interesse econômico. E Maguito, um homem público de grande visão, que sempre foi, sabia do enorme potencial desse projeto, que hoje vira realidade”, pontuou.
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Aparecida de Goiânia converge todas as potencialidades que um projeto como o Antares requer
Os empreendedores destacaram que Aparecida de Goiânia converge todas as potencialidades que um projeto como o Antares requer, pois é uma cidade altamente industrializada e que está no coração do país, a 210 quilômetros do DF [Distrito Federal]. É também um polo que está sendo construído próximo a dois aeroportos internacionais, o de Brasília e o de Goiânia. O Antares também contará com acesso fácil aos modais de transporte rodoviários e ferroviários. “Encontramos em Aparecida, no coração de um importante entroncamento logístico e viário do País, um potencial natural para esse empreendimento”, destacou Marcos Alberto Luis de Campos.
Também prestigiando o evento do Antares Polo Aeronáutico, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Ele também classificou o empreendimento como um marco, não só para a cidade de Aparecida de Goiânia, mas para toda a Grande Goiânia. “Esse projeto é uma grande força para nossa Região Metropolitana, um importante indutor de investimentos. Quem vier investir em Goiânia, pode vir sim através de Aparecida”, destacou Rogério Cruz.
Durante a apresentação do Antares, o empresário Romeu Neiva Júnior e um dos empreendedores do polo aeronáutico, lembrou alguns números do projeto. “Trata-se de um projeto único e desafiador. Serão mais de dois milhões m² de área total. Só nossa pista terá 1.800 metros de extensão e 30 de largura. Serão 450 hangares para abrigar os mais variados tipos de empresas. Teremos terminal de embarque e desembarque com dois pavimentos; praça de alimentação, sala de operações, sala de reunião. E tudo comprindo todas as regras urbanísticas e ambientais previstas em lei”, relata o empreendedor.
Antares vai gerar cerca de 3000 vagas de emprego para a região
Quando estiver em operação, o Antares irá gerar mais de 2.200 empregos diretos, chegando o número de mais de 3.000 vagas de emprego, levando em conta o período de construção.
As obras já foram iniciadas. Ao todo, a construção do empreendimento será dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega para 2024. A primeira fase está prevista para ser concluída em 2024, com 72 lotes entregues, pista de pouso funcionando, além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada.
A pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento, será feita com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o material mais utilizado hoje em dia em pistas de aeroportos pelo Brasil. Cerca de 4.500 toneladas, quase a metade, serão usadas apenas para a construção da pista.
O Antares possui 2,096 milhões m² de área total, dos quais 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 hangares. Também contará com uma ampla estrutura de apoio como lojas, restaurantes e um hotel executivo e uma pista de pouso de 1.800 metros de comprimento por 30 de largura, pista esta que será capaz de receber todos os modelos de aviação em geral, jatos executivos, monomotores, bimotores, até o Gulfstream 650.
O empreendimento é encabeçado por cinco empresas goianas, que são elas: Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações.