1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / O Projeto “Marca Agro do Brasil”, iniciativa de comunicação do setor, é a maior que já foi realizada no país, visando setor como paixão nacional
Tempo de leitura 3 min de leitura

O Projeto “Marca Agro do Brasil”, iniciativa de comunicação do setor, é a maior que já foi realizada no país, visando setor como paixão nacional

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 26/01/2023 às 18:47
Marca Agro do Brasil
Marca Agro do Brasil (Foto/divulgação)

A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro”, que foi desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz, mostrou que cerca de “7 em cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao Agro” e que também o “Agro é um dos setores mais admirados pelos brasileiros”.

Além dessas informações divulgadas na versão pública, um estudo também avaliou caminhos criativos e também entendeu os tipos de mensagens que mais atraem e aproximam reações positivas para o encanto dos brasileiros. Esse é o principal ponto de partida da construção do projeto “Marca Agro do Brasil”. 

Esse projeto será formado ainda por iniciativas que aproximarão a cidade do campo, com um objetivo de tornar o Agro uma paixão mais que nacional. “Nas últimas décadas, o Agro brasileiro se desenvolveu muito: aprendeu a produzir mais em menos espaço, desenvolveu tecnologias, aplicou inovação no campo e avançou nas questões relacionadas à sustentabilidade, mas não evoluiu com sua comunicação nem construiu uma marca forte, deixando o setor vulnerável às ações daquele que o detratam frequentemente”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos. 

“Marca Agro do Brasil” é um projeto com posicionamento e construção de imagens do Agro brasileiro.  “Ele contemplará ações e campanhas integradas que serão operacionalizadas de forma cadenciada e aproximarão o Agro das pessoas, despertando o sentimento de orgulho e admiração dos brasileiros pelos produtores e pelo setor. Os conselhos definirão os públicos, as campanhas, as ações táticas e as áreas de foco”, explicou o Presidente ds ABMRA. 

Na base desse projeto, se encontra três pilares: consistência (conteúdos e narrativas baseados na ciência), a sequência (a qual apresenta de forma gradual as informações para que haja melhor entendimento) e a frequência (ações que são contínuas e perenes). 

Esse projeto nacional que se tornou tão ambicioso precisa de uma estrutura consistente, que envolva alguns formadores de opinião, dirigentes e especialistas de várias áreas de atuações – dentro e até mesmo fora do Agro. Para cumprir esse papel, o projeto do “Marca Agro do Brasil”, fez uma informação de mais de 10 conselhos. 

Participando profissionais como o Ex Ministro Roberto Rodrigues, Xico Graziano, Paulo do Carmo Martins; Indústria do Agro: UPL, Corteva e MSD; Produtores: Carmen Perez, Sonia Bonato e Ana Nery; Associações do Agro: ABAG, Abisolo e ABCZ; Associações fora do Agro (ABRAS); Veículos de Mídia: TV Globo, CNN, TV Record, Canal Rural e DBO; Influenciadores digitais: Alessandra Decicino e Aretuza Negri. 

Em resumo, o Presidente da ABMRA diz que é necessário a criação que ainda mostre o quanto o Agro deu sua evoluída nas últimas décadas. “Apresentar um Agro pujante, moderno e inovador, que movimenta expressiva parcela da economia brasileira e gera cerca de mais de 19 milhões de emprego. Mostra que o setor representa comida para alimentar a população em crescimento, fibras para vestir para as pessoas e energia renovável para manter o país em movimento”.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos