Caminhões com motores Euro 6 utilizam lubrificantes CK-4, que garantem controle da viscosidade, reduzindo emissões e atendendo às exigências ambientais.
Caminhões equipados com motores Euro 6 agora fazem uso de lubrificantes CK-4, que proporcionam um excelente controle da viscosidade. Estes lubrificantes são fundamentais para reduzir as emissões, atendendo assim às rigorosas exigências ambientais atuais. Além disso, a inovação proporcionada por esses produtos destaca o compromisso da indústria com a sustentabilidade.
Segundo um consultor técnico dos Lubrificantes Mobil™, o uso de óleos com tecnologia API-CK4 é crucial para que os veículos a diesel possam cumprir com os rígidos limites de emissões de gases poluentes. Estes lubrificantes de motor não apenas ajudam na manutenção dos veículos, mas também desempenham um papel vital na preservação do meio ambiente. A nova geração de produtos está alinhada com a redução de impactos ambientais, confirmando a importância dos fluidos inovadores no setor automotivo.
Qualidade do Ar e Aquecimento Global
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que 99% da população global ainda respira ar insalubre, de acordo com dados publicados em 4 de abril de 2022. Este levantamento realizado mostra o quanto a qualidade do ar está abaixo dos níveis recomendados. Esta estatística se soma a várias outras que aumentam a preocupação global sobre o fenômeno do aquecimento global e suas sérias implicações para a saúde e o meio ambiente. Só no Brasil, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 98% da população está consciente da necessidade urgente de cuidar do meio ambiente, especialmente em relação à redução das emissões de gases poluentes.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Novas Normas para Lubrificantes de Motor
Neste contexto, o Instituto Americano de Petróleo (API) introduziu em 1º de dezembro de 2016 uma nova categoria de lubrificantes, estabelecendo padrões rigorosos para lubrificantes de motores a diesel de ciclo de quatro tempos de alta velocidade. Esta categoria foi criada para que os caminhões, responsáveis por cerca de 21% das emissões globais de CO2, pudessem reduzir sua pegada de carbono utilizando óleos e lubrificantes de motores mais eficientes e sustentáveis. A nova categoria, denominada API CK-4, abrange óleos que atendem a rigorosos testes e são desenhados para oferecer um desempenho superior aos da categoria anterior, API CJ-4.
Vantagens dos Lubrificantes CK-4
A linha Mobil Delvac™ é um exemplo de lubrificantes da categoria CK-4, que superam as especificações exigidas pelo API. Os lubrificantes dessa linha proporcionam um controle de viscosidade 80% melhor em altas temperaturas, uma proteção contra o desgaste 20% mais eficiente e uma resistência à oxidação 50% superior, quando comparados com a categoria anterior API CJ-4. Estes avanços na tecnologia dos óleos resultam em motores com maior durabilidade e intervalos de troca mais espaçados, fatores fundamentais para gerentes de frotas que buscam economia e eficiência.
Sustentabilidade e Novas Normas
Além de atender às demandas sociais e industriais, os óleos da categoria API CK-4 são formulados para proteger e melhorar a eficiência do sistema de pós-tratamento em motores Euro 6. Estes motores, que fazem parte da frota diesel em conformidade com a norma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), versão P8, limitam a emissão de poluentes e permitem a fabricação de motores mais modernos e econômicos. As normas Proconve P8, em vigor desde 2023, requerem a utilização de lubrificantes mais tecnológicos, como os da linha Mobil Delvac™.
Desenvolvimento e Tecnologias Avançadas
José Cesário Neto, coordenador de capacitação e suporte técnico da Moove, uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, destacou que os novos óleos desenvolvidos para atender à última geração de motores de caminhões são compatíveis com todos os componentes do sistema de pós-tratamento, como o filtro de partículas diesel (DPF). Esses lubrificantes de motor são identificados mundialmente como Low SAPS, significando baixa cinza sulfatada, baixo fósforo e baixo enxofre.
A especificação CK-4 contém critérios severos de resistência à degradação do óleo pela oxidação em alta temperatura, medida através do teste Volvo T13, um teste de 360 horas que simula o ‘envelhecimento’ do óleo em mais de 80.000 km. Este teste, desenvolvido pela Volvo e ExxonMobil, exige que o óleo mantenha a viscosidade dentro da faixa definida pelo seu grau SAE, como SAE 15W-40. O objetivo é aumentar a durabilidade do óleo, permitindo intervalos de troca estendidos, reduzindo custos de manutenção e paradas.
O Impacto dos Lubrificantes Mobil™
Os lubrificantes Mobil™ estão presentes em diversos segmentos do mercado, desde levar astronautas ao espaço até movimentar os setores industriais, agrícolas, de fretes terrestres, aéreos e marítimos, bem como carros, motos e caminhões. A marca está sempre em movimento lado a lado com seus consumidores, contribuindo para o avanço de seus percursos em direção a novas conquistas. Se há movimento, há Mobil™.
Fonte: © milena@mosaike.com.br